Grupo Aliança pela Vida Alcoolismo,drogas Clínica de recuperação para alcoólatras

Clínica de recuperação para alcoólatras


Veja como funciona uma clínica de recuperação para alcoólatras

A dependência alcoólica assim como, é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), preparamos esse artigo sobre como funciona uma clínica de recuperação para alcoólatras para você tirar suas dúvidas e saber aonde buscar ajuda. O Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), apontou que 55% da população tem o hábito de consumir substâncias alcoólicas. Após a chegada da Covid-19, 53 milhões de pessoas desenvolveram depressão e 76 milhões transtornos de ansiedade. A saúde mental da população se agravou em 53% ocasionando em problemas sociais a população. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), em 2021 275 milhões de pessoas fizeram o uso de substâncias químicas, e 36 milhões desenvolveram algum transtorno mental em decorrer ao vício.  

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem mais de 4 milhões de pessoas viciadas em álcool. O consumo começa ainda na adolescência, alcançando jovens a partir de 15 anos de idade. Aproximadamente 3 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrer ao alcoolismo, além de desenvolver problemas graves a saúde física e mental. O sexo masculino corresponde há 70% dos casos em dependência, enquanto as mulheres estão em 30%. A dependência alcoólica afeta de forma inconsciente aspectos familiares, sociais, profissionais e conjugais. Você deve estar se perguntando, como uma pessoa aceita cair em dependência? Acompanhe a leitura.  

 

Fatores que influenciam para que uma pessoa se torne alcoólatra 

 

O ato de fazer o uso está voltado há alguma adversidade na vida, e inicialmente pode começar de forma sucinta e com o intuito de aproveitar aquela experiência. Aos poucos a constância e as dosagens podem ser aumentadas, despertando novos hábitos em sua vida. O que era consumido uma vez por semana, começa a ser aumentado de forma inconsciente. É comum que uma pessoa entre em processo de negação. Afinal, quem deseja se tornar uma pessoa viciada em substância alcoólica? Entenda abaixo os fatores que influenciam para que uma pessoa aceite fazer o uso de substâncias químicas: 

Experimentação: Acima descrevemos que o alcoolismo pode começar desde a adolescência, como por exemplo em uma idade de 15 anos. A juventude estimula para que pessoas experimente novas formas de viver a vida, e a experimentação pode ser o início para uma vida carregada de vícios.

Fuga da realidade: Em meio as adversidades e problemas de vida, a bebida alcoólica pode ser usada como fuga da realidade.

Buscar segurança: A bebida alcoólica consumida de forma excessiva tem a capacidade de alterar os comandos do Sistema Nervoso Central (SNC), e para muitos a substância tem a capacidade gerar a segurança a uma pessoa, deixando de lado a autoestima baixa.

Problemas psíquicos: Pessoas que tem depressão e ansiedade, além de outros problemas psíquicos, buscam das drogas para fugir momentaneamente das suas dores internas. Todavia, o que a população desconhece é que o uso de drogas agrava os problemas psíquicos.

Conflitos e traumas: Problemas entre pessoas estimulam o uso de substância alcoólica. O trauma pode estar muito associado ao que passou, independente de qual seja a história o uso de drogas pode ser usado com o intuito de esquecer o problema.

 

Quais são os sinais e sintomas do alcoolismo? 

 

O primeiro fator determinante é o estado de negação, uma pessoa não aceitará com facilidade que se tornou uma pessoa viciada em álcool e que precisará de uma clínica de recuperação para alcoólatras. Os sintomas mais comuns do alcoolismo são as altas dosagens, o uso frequente, se uma pessoa ficar sem a substância química no corpo pode sentir tremores, dores de cabeça, náuseas, vômitos. Além do mais, se torna uma pessoa agressiva, irritada, nervosa, não tem responsabilidade com suas tarefas, perde o emprego ou não consegue permanecer em nenhuma fonte de renda, se isola de todos, não aceita conselhos. 

É de conhecimento geral que a dependência alcoólica tem tratamento. Todavia, não há cura. Mas como não há cura? Uma vez que a dependência alcoólica se torna um problema crônico, não há formas para voltar atrás. Dentro de uma clínica de recuperação o adicto aprenderá a viver em sociedade sem qualquer uso de substância química, controlando continuamente seus impulsos após sair da unidade. Instituições como o Grupo Aliança Pela Vida tem a responsabilidade de ajudar famílias a procurarem uma clínica de recuperação, até porque é a única forma para tratar o problema antes que o dependente alcoólico venha a falecer.  

tratamento para alcoolismo clinica de recuperação para alcoólatras

Impacto social no consumo de álcool  

 

Ao longo dos anos o uso de bebida alcoólica foi estimulado de forma agressiva a população. O primeiro ciclo social em que somos ingeridos na sociedade é com a família, e de forma inconsciente os pais incentivam os próprios filhos a buscarem do álcool. Como haverá uma conscientização entre a população sobre as causas e consequências do produto, sendo que o lar familiar não poderá dar exemplo para crianças e adolescentes? É necessário uma conscientização para que pessoas evitem o uso de substâncias químicas capazes de alterar os comandos do Sistema Nervoso Central (SNC).  

O alcoolismo provoca cânceres, problemas no fígado, rins, cirrose, hepatite alcoólica, gastrite, desnutrição, coma alcoólico, dependência e até a morte. A dependência em níveis mais altos pode fazer com que uma pessoa perca controle das suas ações de forma consciente. Com isso, o dependente crônico comete atitudes impulsivas e inconsequentes, pode chegar a morar na rua, perde o emprego e se torna uma outra pessoa. O consumo excessivo em algum momento gera a insatisfação pela droga, pois os efeitos que antes tinha no corpo começam a não fazer efeito, trocando para uma substância química mais potente a que a anterior, por esses motivos é necessário buscar ajuda o quanto antes em uma clínica de recuperação para alcoólatras

 

Tratamento para a dependência alcoólica

 

Uma clínica de tratamento para alcoólatras nesses casos se tornam necessário, por mais que o álcool seja considerado uma droga lícita com venda autorizada, a substância causa efeitos avassaladores a saúde física e mental. O primeiro passo para o tratamento para alcoolismo é realizando uma internação em uma clínica de recuperação para alcoólatras, se você está a procura de tratamento, entre em contato com o Grupo Aliança Pela Vida. Há três formas para realizar o procedimento, sendo a internação voluntária que é com a autorização do dependente. A internação involuntária que é sem o consentimento do adicto e a internação compulsória, que é determinada por um juiz responsável.  

Saiba como é a chegada na clínica de recuperação para alcoólatras

Com a chegada do paciente na unidade na nossa clínica de recuperação para alcoólatras será fundamental realizar um atendimento médico e a partir de então começar o processo de ressocialização do dependente na sociedade. O paciente assim como, aprenderá a viver de forma saudável, controlando sua vontade na dependência alcoólica. Com a saída do paciente, o indivíduo aprenderá a evitar a droga e a dizer não quando necessário, evitar lugares como festas e bares, se distanciará das amizades que tem laços com bebidas. E por mais que tenha recaídas, lutará quantas vezes forem precisas para não voltar ao estado inicial da dependência química. 

Famílias se sentem completamente abaladas pelo estado de vício em que uma pessoa se encontra bem como, e é frequente recorrer a uma internação involuntária. Está à procura do lugar ideal? Fale com os consultores do Grupo Aliança Pela Vida e procure ajudar o dependente alcoólico. Se atente ao lugar da internação, faça pesquisas, consulte os profissionais do lugar, visite a unidade, tenha várias opções para a escolha ser correta. A única forma de tratar a dependência alcoólica é recorrendo ajuda de profissionais da área da saúde em uma clínica de recuperação para alcoólatras, pois no local terá médicos, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, supervisores e enfermeiros. Entre em contato e busque ajuda do Grupo Aliança Pela Vida para saber mais sobre a clínica de recuperação para alcoólatras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Call Now Button