Para que você entenda o que é uma clínica de reabilitação e como funciona o tratamento, o Grupo Aliança Pela Vida será um guia no momento das informações. Continue a leitura atentamente e veja as informações abaixo!
O que é uma clínica de reabilitação?
A clínica de reabilitação é um ambiente totalmente especializado, que tem como objetivo ajudar dependentes químicos e alcoólicos na luta contra o vício.
A unidade contém um plano de tratamento totalmente humanizado, individualizado e especializado, além de contar com uma equipe altamente experiente, especializada e segmentada.
Por mais que a dependência química seja considerada uma doença crônica, progressiva e sem cura, é possível sair desse círculo vicioso por meio do tratamento adequado em uma clínica de reabilitação.
Quais são as formas de realizar a internação em uma clínica de reabilitação com o Grupo Aliança Pela Vida?
Nossa equipe realiza a internação de forma voluntária, involuntária e compulsória, abaixo descreveremos melhor cada procedimento. Leia atentamente:
Internação voluntária
- Um exemplo rápido de internação voluntária em uma clínica de recuperação seria quando uma pessoa reconhece seus problemas com o abuso de substâncias, toma a decisão consciente de buscar ajuda e entra voluntariamente em uma clínica para participar de um programa de tratamento.
- Nesse cenário, a decisão de se internar é tomada por livre vontade do indivíduo, demonstrando seu compromisso com a recuperação.
Clínica Internação involuntária
- A internação involuntária pode ser quando um indivíduo está enfrentando uma situação de crise relacionada ao abuso de substâncias, apresentando riscos significativos para si mesmo ou para outras pessoas, e devido à sua condição, não é capaz de tomar decisões racionais sobre o tratamento.
- Nesse caso, os familiares podem realizar a internação sem o consentimento do usuário de drogas.
Internação compulsória
- Um exemplo rápido de internação compulsória seria quando uma pessoa, devido a severos problemas de dependência química, representa um risco grave para si mesma ou para os outros, e as autoridades decidem, com base em leis específicas, interná-la à força em uma clínica de reabilitação, mesmo contra a vontade do indivíduo.
- Esse tipo de medida é geralmente tomado em emergências para proteger a saúde e a segurança da pessoa e da comunidade.
Como funciona o tratamento em uma clínica de reabilitação?
As clínicas parcerias do Grupo Aliança Pela Vida realizam um tratamento humanizado, individualizado, carregado de disciplina e especialização.
De modo geral, compreenda que todas as unidades devem realizar um tratamento semelhante, independente da ordem em que esses procedimentos devem acontecer. Leia agora:
1ºParte do tratamento: Com a chegada do paciente na unidade, de imediato os profissionais da área da saúde farão uma breve avaliação do grau de dependência do paciente, os problemas psíquicos desenvolvidos em decorrer ao uso e as medicações necessárias para controlar as graves crises de abstinência.
2ºParte do tratamento: A segunda parte do tratamento é responsável por fazer uma rigorosa desintoxicação das drogas no corpo. Realizando prática de atividades físicas, uma reeducação alimentar e terá o auxílio das medicações necessárias para controlar as graves crises de abstinência.
3ºParte do tratamento: A terceira parte é realizado a ressocialização do adicto na sociedade, que tem como objetivo a reintegração do usuário de drogas de forma consciente, além do mais, orientá-lo a definir estratégias para evitar o uso compulsivo do produto.
Reintegração do adicto na sociedade: Entenda a importância desse processo!
A terceira e última fase no tratamento carrega uma responsabilidade fundamental em toda a reabilitação. É exatamente nessa fase que o paciente se conscientiza sobre as causas e consequências do vício, além de desenvolver a empatia, entendendo o que seus familiares passam.
A reintegração é um conjunto de atividades que possibilitam uma possível melhoria, além de aprender formas para evitar recaídas após o período internado. Veja abaixo o plano de reinserção do paciente na sociedade:
- Dependendo da clínica escolhida, os pacientes terão uma ligação espiritual no processo de recuperação;
- Palestras de conscientização sobre o uso de drogas;
- Terapia Racional Emotiva;
- Terapia Cognitivo Comportamental;
- 12 passos para evitar recaídas;
- Participação do grupo Alcoólicos Anônimos;
- Participação do grupo Narcóticos Anônimos;
- Terapia em grupo;
- Programação de prevenção à recaída.
Cada particularidade realizada na instituição ajuda o paciente a ser mais aberto, além de entender seus sentimentos e as causas que o levaram a consumir compulsivamente o uso de drogas.
Esse processo também ajuda o paciente a identificar gatilhos que interfere no momento da escolha. A reintegração do adicto na sociedade salva vidas, dê preferência para a instituição que realize de forma humanizada todo o tratamento.
Estrutura da clínica de recuperação com o Grupo Aliança Pela Vida
A clínica de reabilitação, no entanto se torna a segunda casa do paciente durante um período determinado. Com isso, é importante que o lugar seja aconchegante, disponibilizando tudo o que for necessário para que a ressocialização do adicto seja assertiva:
- Quartos devidamente equipados que tenham ventilador ou ar-condicionado;
- Salas para reuniões que tenha TV;
- Cozinha devidamente higienizada;
- Refeitório com a devida organização;
- Banheiros limpos que possua higienização;
- Área de lazer incluindo piscina, horta e até sala para jogos;
- Enfermaria para consultas;
- Espaço para realizar terapias comportamentais individuais e em grupos.
Quais são os profissionais que devem existir em uma clínica de recuperação?
Lembre-se que todos esses profissionais são indispensáveis em uma clínica de reabilitação. O Grupo Aliança Pela Vida conta com ajuda de todos esses profissionais, veja abaixo:
- Médicos psiquiatras: Um médico psiquiatra em uma clínica de reabilitação avalia, diagnostica e trata questões de saúde mental, assim como, enfermidades relacionadas à dependência química. Ele prescreve medicamentos psiquiátricos, monitora o estado emocional dos pacientes, e colabora com a equipe multidisciplinar para desenvolver planos de tratamento personalizados, visando a recuperação integral dos indivíduos.
- Nutricionistas: Um nutricionista em uma clínica de recuperação avalia as necessidades nutricionais dos pacientes, desenvolve planos alimentares saudáveis e personalizados, e fornece orientação sobre a importância da nutrição na recuperação física e mental durante o tratamento contra a dependência química.
- Supervisores: Um supervisor em uma clínica de recuperação geralmente lidera e supervisiona as operações diárias, bem como, garantindo a eficácia dos programas de tratamento. Ele gerencia a equipe de profissionais, coordena as atividades terapêuticas, monitora o progresso dos pacientes e assegura a conformidade com as políticas e regulamentos da clínica.
- Enfermeiros: Um enfermeiro em uma clínica de reabilitação realiza avaliações de saúde, administra medicamentos, monitora sinais vitais, fornece cuidados físicos e emocionais aos pacientes, colabora com a equipe multidisciplinar e contribui para a promoção do bem-estar geral durante o processo de recuperação da dependência química.
- Educadores físicos: Um educador físico em uma clínica de recuperação desenvolve e implementa programas de exercícios físicos adaptados às necessidades dos pacientes, visando promover a saúde física e mental, auxiliando no processo de recuperação da dependência química.
- Psicólogos: Um psicólogo em uma clínica de reabilitação realiza avaliações psicológicas, fornece aconselhamento individual e em grupo, auxilia na compreensão e enfrentamento de questões emocionais subjacentes à dependência química, e contribui para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis, visando a recuperação integral dos pacientes.
Qual é o momento adequado para realizar a internação em uma clínica de recuperação com o Grupo Aliança Pela Vida?
Mas afinal, qual é o momento certo para realizar uma internação em uma clínica de reabilitação? Existem alguns sinais presentes no usuário de drogas que interfere nessa decisão, como por exemplo:
- O adicto vive em processo de negação;
- Se torna uma pessoa agressiva, inconsequente e irritada;
- Consome compulsivamente o produto;
- Se irrita ao receber conselhos e orientações;
- Acredita que está tudo sob controle;
- Vive de forma negligente e não se importa com a sua saúde física e mental.
Conclusão
Em suma, para cada caso um plano de tratamento diversificado, se você deseja saber o seu caso em específico, fale com os consultores do Grupo Aliança Pela Vida.
Lembre-se que se caso a internação não vier acontecer, o usuário de drogas pode desenvolver um coma alcoólico, overdose, sérios problemas de saúde física e mental e até mesmo a morte.
Há apenas uma solução para o problema: realizando uma internação em um centro clínico. Não perca a oportunidade de ajudar quem precisa!
Com o Grupo Aliança Pela Vida você encontra preços acessíveis nas internações, fale urgentemente com um de nossos consultores e ajude a salvar vidas.
No tratamento contra a dependência química e alcoólica, o Grupo Aliança Pela Vida é a solução.