Clínicas de recuperação são lugares ideias para tratar problemas como dependência química e alcoólica. Contudo, hoje iremos descrever sobre clínicas de recuperação para idosos, será que há diferença? Uma clínica especializada para idosos irá definir o seu público com mais especificação, fazendo um atendimento com mais detalhes e ainda mais humanizado. Devemos levar em consideração que uma pessoa idosa que utilizou drogas anos de sua vida, terá uma recuperação mais delicada. O que muitos não sabem é que a dependência química é uma doença crônica e progressiva, quanto mais os anos foram passando em decorrer de consumir substâncias químicas, mas o adicto ficará dependente.
O período em que o idoso ficará internado será definido por um doutor responsável, e dependerá do tipo de droga que consumia e a quanto tempo. É comum ver idosos tomando bebida alcoólica e fazendo o uso de cigarro, além do mais, é na terceira idade que problemas surgem. A bebida alcoólica por mais que tenha uma venda autorizada, pode causar problemas graves de saúde e transformar uma pessoa em alcoólatra. O que difere uma clínica com atendimento para todos e uma clínica com atendimento para idosos, é o atendimento mais individual e específico com base nas dificuldades de cada idoso.
Como funciona o processo de uma clínica de recuperação para um idosos?
O processo de recuperação em uma clínica para idosos funciona incialmente por uma internação. O paciente após chegar na unidade precisará ser avaliado por um médico responsável, e então determinará tudo o que o adicto precise, suas necessidades, exigências e dentre outros fatores. Até porque, uma pessoa idosa tem alguns pontos específicos a serem analisados. O médico irá passar as medicações necessárias, além de passar outros medicamentos para ajudar o idoso a conter suas vontades.
A equipe de profissionais da área da saúde irá ajudar o idoso no que for preciso, os enfermeiros e supervisores iram dar apoio 24 horas por dia dentro da unidade. Além de ter uma nutricionista para ajudar na alimentação e psicólogo que trabalhará para um público específico, como o de idosos. Com base na especificação do público, o idoso ficará mais a vontade e acolhido sobre seus problemas. A internação para uma pessoa comum e um idoso tem suas variações e especificações, buscar uma clínica de recuperação específica para idosos ajudará no processo de recuperação.
Mas como procurar um lugar com base nesses detalhes? O Grupo Aliança pela Vida pode te encaminhar a uma clínica específica. Os consultores da unidade poderão ter conhecimento do requisito em que a família e o adicto exige, realizando a internação do idoso dependente químico.
Clínica de repouso e clínica de recuperação: o que é melhor para tratar a dependência?
Antecipadamente, podemos encontrar diferenças muito grandes entre uma clínica de repouso e uma clínica de recuperação. Acima de tudo clínicas de recuperação são lugares onde os idosos poderão ficar em um tempo indeterminado, no lugar terão profissionais da área da saúde mas não específicos para a dependência. Quando um adicto aceita ir para uma clínica de recuperação para tratar a sua dependência, o local terá médicos, nutricionistas, enfermeiros, supervisores e psicólogos especializados no assunto de dependência química e alcoólica.
O lugar terá mais especialização e conhecimento para tratar a doença do idoso, levando em consideração os profissionais citados acima da área da saúde. Desde já, clínica de repouso não é o lugar ideal para alguém que possui algum vício, além do mais, o paciente poderá ficar agressivo e entrar em graves crises de abstinência. Idosos por muitas vezes podem ser resistentes, contudo a internação deve ser feita, veja alguns tipos de internação:
Internação voluntária: O adicto quer fazer a internação por vontade própria, sem nenhuma resistência.
Internação involuntária: Familiares recorreram a internação sem seu consentimento, sendo familiares de primeiro grau.
Internação compulsória: Decisão por meio de um juiz responsável.
A internação deve ser feita para que o dependente químico idoso não venha a falecer, as drogas podem sim matar. Ajude quem precise, o Grupo Aliança pela Vida pode ajudar familiares e idosos a encontrar um lugar ideal e qualificado com base nas necessidades do idoso.