Entenda o efeito das drogas na saúde bucal


O uso de drogas, lícitas ou não, pode causar graves danos para a saúde bucal de uma pessoa. Isso porque eles possuem substâncias que além de serem prejudiciais para a saúde, podem causar desordem mental que acarreta no descaso com a higiene oral.

 

Em uma consulta de rotina em um plano odontologico para mei, o dentista pode observar os efeitos colaterais causados pelas seguintes drogas:

 

  • Álcool;
  • Tabaco;
  • Maconha;
  • Cocaína;
  • Inalantes;
  • Estimulantes.

 

O álcool pode causar desidratação bucal e favorecer o mau hálito. Já o tabaco, pode causar gengivite e favorecer as chances de evolução de um câncer bucal, pois em pesquisas relacionadas a sua fumaça, já foram encontradas cerca de 60 substâncias carcinogênicas.

 

As drogas ilícitas como a maconha e a cocaína podem ocasionar queimaduras na mucosa bucal. Os inalantes, por sua vez, possuem efeitos alucinógenos que podem dificultar as tarefas mais simples, como escovar os dentes diariamente.

Os estimulantes possuem substâncias perigosas, capazes de causar erosões nos dentes, ressecamento da mucosa, além de favorecer a descamação gengival.

A importância da odontologia para dependentes químicos

A jornada de reabilitação das drogas pode ser grande e cansativa, mas existem vários fatores que podem auxiliar nesse caminho, ajudando os dependentes a se livrarem dos sintomas e consequências gerados durante o período de utilização.

 

A odontologia pode ser uma forte aliada nesse quesito, já que um plano dentario para mei pode fazer toda a diferença durante o tratamento, solucionando os problemas causados pelas substâncias encontradas nas drogas na saúde bucal do paciente.

 

Existem vários fatores que podem ser corrigidos, que além de proporcionar saúde e alívio de dores gerados pelas doenças bucais, também ajudam na recuperação da autoestima, que pode elevar os ânimos para seguir os tratamentos.

 

Segundo pesquisas realizadas por profissionais da área, as condições mais comuns encontradas em pacientes com vícios em drogas são:

 

  • Bruxismo;
  • Perda dentária;
  • Doença periodontal;
  • Halitose;
  • Xerostomia;
  • Estomatite.

 

Essas e outras condições podem causar desconfortos relacionados a dores e incômodos, além de afetar a parte estética, o que pode desestimular a continuidade do tratamento de reabilitação.

 

Por isso, realizar um acompanhamento com um plano odontologico para cnpj pode ser um fator decisivo para o sucesso de um tratamento. Receber o atendimento odontológico adequado para essas condições reduz os riscos de evolução para algo mais grave.

 

Portanto, estude a situação da pessoa que se encontra nessa situação e avalie a possibilidade de encontrar um profissional de sua confiança através de um convenio odontologico para mei para avaliar e sugerir o tratamento necessário.

 

Além de oferecer condições de saúde melhores para enfrentar essa fase, também estará resgatando a oportunidade de uma interação social para o indivíduo, recuperando sua autoestima.

Como identificar um usuário de drogas pelos dentes

Para realizar esse tipo de análise, é preciso ser um profissional de odontologia que conheça as consequências ocasionadas pelas drogas nos dentes, bocas e nos seus tecidos.

 

Alguns dos problemas ocasionados pelo uso das drogas também podem ser desenvolvidos devido a outros fatores, por isso é essencial realizar uma consulta com um profissional qualificado de um plano empresarial odontologico de sua confiança.

 

As pessoas que passam por esse tipo de problema precisam de uma rede amparo disposta a ajudar, e um profissional de odontologia pode ser essencial para essa jornada de cura e aceitação do tratamento.

 

Antes de buscar uma avaliação dentária para confirmar o uso de drogas, busque uma abordagem mais amigável para introdução do assunto, e sugira a visita ao dentista como parte da reabilitação.

 

Após essa abordagem, pesquise por um plano que melhor irá atender às suas necessidades e marque uma consulta com um profissional que possa avaliar os danos causados pelo uso das drogas.

 

São muitos os sintomas que podem indicar o uso de drogas, como a perda dos dentes que pode ser causada pelo uso da cocaína por um longo período de tempo, por isso o ideal é avaliar toda a situação com o suporte de profissionais qualificados.

Tratamento e suporte são essenciais

O uso de drogas pode ocasionar uma série de fatores prejudiciais para a saúde bucal, além de afetar a autoestima e desestimular a reintegração na sociedade daqueles que buscam a reabilitação para mudar de vida.

 

Oferecer o suporte e os tratamentos necessários é parte essencial para restabelecer o cidadão em sociedade, portanto, considere utilizar as dicas dadas ao longo do texto para lidar com essa situação da melhor forma possível.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Enviar Mensagem
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Call Now Button