Por que o uso de drogas na adolescência é preocupante?

0 Comments 18:29

A adolescência é um período em que todo o ser humano passa da infância para à juventude, uma fase de descobertas e novidades(uso de drogas na adolescência). O adolescente sempre buscará novos horizontes, e formas distintas de se viver uma vida na terra. Procuraram seu lugar no mundo, e o destinos futuros para sua vida. Durante a caminhada, muitos jovens fazem escolhas certas, por outro lado, há quem faça escolhas prejudiciais para seu futuro. Uma fase de grande preocupação para os pais, pois suas escolhas e ações poderão ser inconsequentes.

O jovem está à procura de experiências, vive a vida de forma intensa. Novas amizades surgem, e seu ciclo social começa a crescer. Festas começam surgir, e então os adolescentes começam a frequentar. O uso de drogas na adolescência é frequente, muitos pais poderão saber do consumo, mas por outro lado, esse fato pode ser desconhecido pelos familiares. Por muitas vezes, o consumo de drogas pode ser incentivado pelos próprios pais, desde a infância.

A sociedade brasileira pode incentivar inconscientemente adolescentes a procurarem nas drogas sentimentos de euforia e emoção. No início tudo pode parecer sobe controle, mas a partir do momento que usuário se torna crônico, esse problema pode gerar preocupação para todos que estão em sua volta.

 

O que leva um adolescente a consumir drogas?

 

De acordo com dados descritos pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), “Em 2017, estima-se que 271 milhões de pessoas- ou 5,5% da população mundial entre 15 e 64 anos- usaram drogas no ano anterior. Embora essa estimativa seja semelhante à de 2016, uma visão de longo prazo releva que o número de pessoas que usam drogas aumentou 30% na comparação com 2009.” As pesquisas descrevem que o uso de drogas começa na adolescência, o estimulo de drogas lícitas e ilícitas em massa pode ser prejudicial a seu futuro, veja abaixo o que leva um adolescente a consumir drogas:

Influência familiar: Pais que fazem o consumo de álcool e droga, pode ser um fator considerável para fazer com os filhos consumam drogas. O adolescente pode começar de forma sucinta, e com o passar do tempo pode perder o controle, se tornando uma pessoa dependente. A influência familiar pode estimular desde muito cedo o uso de drogas entre adolescentes.

Grupos sociais: Como foi descrito acima, a fase da adolescência é de descobertas. O adolescente começa a fazer parte de grupos sociais, e com isso desenvolver muitas amizades. Festas começam a ser frequente e então o uso de drogas lícitas e ilícitas poderá ser inevitável. A amizade pode interferir para que uma pessoa use drogas.

Problemas pessoais: Um adolescente carregado de problemas e frustrações, pode leva-lo a consumir drogas. Geralmente um adolescente que recorre das drogas para fugir da realidade, consome excessivamente, podendo levar rapidamente à uma dependência química ou alcoólica.

 

Como saber se meu filho adolescente consome drogas?

 

Os pais poderão detectar com facilidade se seu filho faz o uso de drogas ou não, é importante está atendo a mudanças bruscas em seu comportamento e personalidade. Os sinais abaixo descritos, pode ser identificado com muita frequência no dia a dia. Veja abaixo quais são os sintais de uma possível dependência:

  • Vermelhidão nos olhos
  • Falta de motivação para fazer quaisquer atividades
  • Irritação
  • Insônia
  • Dorme durante o dia, e fica ativo a noite
  • Agressividade
  • Desaparecimento dos objetos de casa

 

O que os pais podem fazer para evitar que o filho use drogas?

 

Desde a infância é importante que os pais tenham um diálogo aberto com seus filhos, pois a partir da conscientização no período infantil, durante a adolescência o filho saberá das graves situações que ele terá no futuro. Na adolescência é fundamental que os pais busquem conhecer as amizades de seus filhos, e sempre procurem orientar de forma calma e pacifica, sem gritarias e discussões. A adolescência é uma fase muito difícil para os pais, grandes desafios poderão surgir fazendo com que o desespero tome de conta. Não há opção melhor que o diálogo, busque conversar com frequência com seu filho, conscientize dos riscos futuros que as drogas podem trazer para quem usa.

Inúmeros pais se encontram pedidos em busca de tentar ajudar os filhos, vários adolescentes já se encontram viciados por fazerem o uso de drogas devastadoras. Se você é um pai ou uma mãe que se encontra sem saída, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar uma clínica de recuperação ideal para o adolescente, busque por ajuda!

Por: Dáleth Hanna

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online