sintomas do alcoolismo

Sintomas do Alcoolismo 

sintomas do alcoolismo

Você sabia que o uso compulsivo do álcool pode provocar a dependência alcoólica? Veja esses sintomas do alcoolismo e cuide de quem você mais ama. Por mais que seja considerado uma droga lícita e com venda autorizada, saiba que 3 milhões de pessoas no mundo já morreram em decorrer ao uso. Anualmente 300 mil pessoas falecem por ano em decorrer a compulsão pelo produto, além de despertar mais de 200 doenças sobre o organismo. Por meio da experimentação e constância no produto, uma pessoa pode cair em dependência, e um aspecto muito comum nesse ciclo é o estado de negação.

De forma geral, o alcoolismo está ligado à um círculo vicioso e a compulsão pelo produto faz com que o indivíduo se torne impulsivo e inconsequente. A negligência a saúde física e mental é um dos sinais do alcoolismo, a fissura pelo produto torna-se uma necessidade e a falta pode lhe trazer efeitos colaterais. A prática em fazer o uso do produto infelizmente é banalizada, e quando perceber será tarde demais. A única opção será recorrer à uma clínica para alcoólatras, buscando ajuda de profissionais da área da saúde. 

 

Diagnóstico e Características do Alcoolismo

 

Estar ciente de que o próprio indivíduo caiu em dependência, pode levar meses e até anos. O familiar ou até um amigo pode notar as características com facilidade, todavia, o próprio indivíduo considera o fato como exagero e em sua cabeça está tudo sob controle, só que a realidade pode ser mais grave do que se pensa. Lembrando que a dependência química é considerado uma doença gradativa, ou seja, o aumento nas dosagens faz com que o corpo fique resistente ao produto. Responda as perguntas abaixo com sinceridade e saiba se você se tornou uma pessoa alcoólatra: 

  • Por acaso você sente que passou frequentemente do limite no momento do consumo?
  • Faz constantemente o uso aos finais de semana?
  • Já sentiu a necessidade de diminuir, só que no momento não consegue controlar seu desejo?
  • Se sente irritado sem o produto no corpo, ou se torna uma pessoa agressiva durante o consumo?
  • Não se importa em fazer o uso sozinho?
  • Já consumiu a substância química durante o período matinal?
  • Em algum momento já se sentiu culpado em consumir o álcool?
  • Pensa constantemente em fazer o uso do produto?

Por que é comum o estado de negação?

 

Sendo sincero, você aceitaria o fato de que se tornou uma pessoa viciada em substâncias químicas? Uma pessoa usuária de drogas tem um padrão convencional aos demais, é importante levar em consideração que para cada caso é um caso. Contudo, há semelhanças na dependência química e alcoólica. Geralmente o adicto entra em processo de negação por não conseguir aceitar a realidade e não imagina uma vida sem o uso da substância química. 

Para casos como este, é comum que os familiares recorram à uma internação involuntária em uma clínica de recuperação. A negação pode dificultar a reabilitação do adicto e em consequência, os familiares podem entrar em uma coodependência. O termo tem por significado fatores emocionais ligados à um indivíduo, a preocupação excessiva afeta a vida do familiar, e o que resta é encontrar ajuda de profissionais da área da saúde. 

 

Sintomas do Alcoolismo

  • Desejo incontrolável pela substância;
  • Pensa constantemente no produto;
  • Não consegue controlar a compulsão;
  • Faz grandes dosagens;

Além dos efeitos colaterais, como:

  • Perda da consciência;
  • Tontura;
  • Tremores;
  • Sonolência ou agitação;
  • Agressividade e estado de confiança;
  • Náuseas e vômitos;
  • Delírio;
  • Coma alcoólico e até overdose.

 

Tratamento Contra o Alcoolismo

 

Acima já foi descrito que o alcoolismo provoca a morte de milhares de pessoas, a dependência química é uma compulsão incontrolável e se não houver tratamento haverá grandes probabilidades de morte, quando a dependência se torna uma doença crônica não há nada que se possa fazer a não ser realizar uma internação em uma clínica de reabilitação. Por mais que não tenha cura, a clínica de recuperação é fundamental para o adicto aprenda a controlar seus impulsos e desenvolver o autocontrole. 

Dentro de uma clínica para alcoólatras o paciente encontrará médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e supervisores. Toda a equipe trabalha em conjunto para que a reabilitação do paciente seja da melhor forma possível. Afinal, como funciona o tratamento contra o alcoolismo? Para isso o doutor realizará uma consulta médica com o paciente, fará com que o paciente entre em processo de desintoxicação com ajuda de medicamentos, reeducação alimentar e a prática de atividades físicas. 

O processo de ressocialização do adicto na sociedade acontece ao final da internação, e tem como intuito trabalhar de forma consciente os malefícios do produto. Encontrar o lugar ideal para tratar o problema além de ajudar o paciente, lhe concede uma segunda oportunidade de vida. Se você busca o lugar ideal, entre em contato com o Grupo Aliança pela Vida e tire todas as suas dúvidas. A instituição possui parcerias com clínicas de todo o Brasil, o intuito é ajudar usuários de substâncias químicas e alcoólicas a deixarem o vício para traz. Entre em contato com um de nossos consultores e tire suas dúvidas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Enviar Mensagem
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Call Now Button