Por que os homens abusam mais de drogas que as mulheres?

0 Comments 19:39

O uso de drogas pode ser muito consumido entre homens e mulheres, todavia há uma porcentagem maior no uso de drogas entre homens. É muito frequente entre brasileiros o consumo de cigarro e álcool, fazendo parte da cultura consumir entre familiares e amigos. Apesar de haver uma normalização para tais usos, é importante descrever os efeitos e consequências das drogas. De acordo com pesquisas descritas pela Fio Cruz “Entre maio e outubro de 2015, pesquisadores entrevistaram cerca de 17 mil pessoas com idades entre 12 e 65 anos, em todo o Brasil, com o objetivo de estimar e avaliar os parâmetros epidemiológicos do uso de drogas.”

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) relata que “Em 2017, estima-se que 271 milhões de pessoas- ou 5,5% da população mundial entre 15 e 64 anos- usaram drogas no ano anterior.” Crescendo cada vez mais o consumo de drogas em massa, consequentemente diminuindo sua qualidade de vida e bem-estar.

 

Causa que estimula o maior consumo de drogas entre homens

Por que os homens abusam mais de drogas que as mulheres?

A fator sócio cultural pode influenciar para que homens consumam mais substâncias licitas e ilícitas do que as mulheres. A sociedade de alguma forma pode interferir em como um indivíduo poderá viver em sociedade, estimulando práticas que em muitas vezes pode causar consequências prejudiciais à saúde. Imagine que uma criança de sexo masculino conviva com pessoas que consumam excessivamente o uso de drogas, consequentemente ao se tornar adolescente ou adulta o consumo de drogas será inevitável.

Quando uma mulher faz o uso de drogas seu corpo irá absorver as drogas mais intensamente, o organismo do homem é mais resistente ao consumir substâncias químicas. Com isso, mesmo que um homem e uma mulher consuma a mesma quantidade de drogas, os efeitos serão mais intensos para uma mulher pois seu organismo é mais sensível. O homem poderá consumir muito mais drogas para sentir os efeitos que elas podem proporcionar.

A sociedade brasileira estimula rótulos para que uma mulher não façam o uso drogas, associando as que fazem uma mulher sem princípios ou moral. Todavia, estimulam para que o uso de drogas entre homens sejam normalizada fazendo parte de sua cultura. Uma sociedade totalmente descriminada, pode fazer com que homens abusem no consumo de drogas.

 

Motivos para não se fazer o uso de drogas

 

Os drogas podem trazer sentimentos de bem-estar, euforia, alegria e alucinações. Por muitas vezes, pessoas recorrem as drogas para esquecer um problema, desestressar, ficar alegre ou tomar alguma atitude. Porém, quando os efeitos das drogas passar as consequências são intensas. O usuário após fazer o uso pode:

Quando uma pessoa se torna dependente, a primeira fase que ela entrará é em processo de negação. Por muitas vezes negar a sua atual situação pode lhe trazer riscos, e poderá ser tarde demais para concerta problemas que antes eram pequenos e que se tornaram maiores. Seja sincero consigo mesmo e busque por ajuda, o Grupo Aliança pela Vida pode ajudar o usuário de drogas a encontrar uma clínica de recuperação ideal para dependente químico.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online