O papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos

0 Comments 19:33

O papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos possui uma importância crucial, principalmente quando falamos sobre a inclusão dos mesmos em ambientes decisivos, como centros clínicos ou clínicas de reabilitação em si, independentemente do modelo em que elas se baseiam.

Dessa forma, é possível ver uma notória diferença nos resultados, somente pela presença dos ex adictos como exemplos do que um dependente pode se tornar se seguir o tratamento corretamente, é claro, mudando muito de adicto para adicto, pois temos que levar em conta uma série de particularidades comportamentais e emocionais.

Neste conteúdo, buscamos exemplificar sobre a importância do papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos. Acompanhe-nos nessa leitura e saiba mais sobre esse tipo de ação benéfica para ambas as partes envolvidas, vamos lá!

O que é um ex adicto?

Antes de continuarmos nosso conteúdo, visando melhor explicar a todos aqueles que nos acompanham, e até mesmo aos que não compreendem alguns termos por serem novos no assunto, precisamos explicar o que é um ex adicto. Chamamos de adicto uma pessoa que já aderiu ao uso de drogas ao ponto de se tornar dependente.

Dessa forma, um ex adicto é aquele que já foi um dependente químico severo, mas em determinado momento entrou em uma clínica de reabilitação e, atualmente, não faz mais uso de nenhuma substância, legal ou ilegal.

Portanto, quando falamos sobre o papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos, queremos entender de que forma benéfica afeta a presença de um ex dependente no tratamento de um ainda dependente. Continue lendo conosco para entender melhor sobre o assunto.

De que forma um ex adicto pode fazer parte de um tratamento de dependência química?

Sendo parte de um projeto

Um ex adicto pode fazer parte de um projeto de clínica de reabilitação comunitária ou evangélica, acompanhando semanalmente a evolução dos dependentes químicos, conversando com os mesmos e demonstrando o quanto a falta da droga em seu cotidiano melhorou a sua vida em todos os âmbitos: familiar, pessoal, de trabalho ou social.

Realizando palestras motivacionais

Além de fazer parte de um projeto, um ex adicto pode agir com o papel de um motivador, afinal, é isso que ele faz em qualquer lugar que é chamado para conversar com atuais dependentes químicos que lutam contra a abstinência em uma clínica de reabilitação.

Um ex adicto pode fazer visitas pontuais em diversos centros de recuperação de drogas, não se atendo a somente um local específico. Dessa forma, pode impactar mais vidas do que um número limitado, por mais que seu tempo com cada grupo seja menor do que no primeiro exemplo.

Sendo exemplo no seu âmbito familiar

Quando partirmos para analisar o papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos dentro de um âmbito familiar, a sua influência se torna ainda maior, ainda mais em casos de laços mais estreitos, como é caso de mães ou pais que já foram dependentes e hoje possuem filhos dependentes.

Aqui, a importância se torna ainda maior pelo laço familiar existente, pois o dependente tem um exemplo dentro da própria casa ou família de que sua vida pode melhorar caso tome as decisões corretas com base nas indicações daqueles que querem o seu bem.

Nesses casos, é de grande importância que o ex adicto faça de tudo para motivar seu familiar, estando sempre por perto, ao menos nos momentos mais iniciais do tratamento, quando as crises de abstinência são mais duradouras e mais fortes.

O papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos

Podemos concluir que o papel dos ex adictos na reabilitação de dependentes químicos possui suma importância, pois eles assumem o cargo de motivador emocional e social com base no exemplo, sendo essa uma das melhores formas de cuidar da saúde mental e física de alguém que se encontra debilitado.

Um dependente químico sempre verá mais veracidade na palavra de alguém que já passou pelo mesmo que ele está passando no atual momento, e, portanto, os resultados de seu tratamento também serão melhores.

O impacto na vida de um ex adicto

Além da importância da presença de um ex adicto como motivador de um dependente químico, precisamos nos lembrar do impacto na vida do próprio motivador.

Um dependente químico sempre poderá sofrer de breves declínios quanto à abstinência em sua vida, e quando se possui um cotidiano recheado de pessoas que são dependentes, o ex adicto continua com o exemplo em sua mente daquilo que já vivenciou e não quer para si novamente, ficando com seu corpo físico e mental limpos. Até a próxima!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Tratamento para alcoolismoTratamento para alcoolismo

0 Comments

O que é o Tratamento para Alcoolismo e como fazer? Tratamento para alcoolismo é muito importante pois, na sociedade atual, o álcool é uma droga socialmente aceita e bastante consumida

Sem categoria
Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online