O nutricionista na reabilitação de dependentes químicos

0 Comments 19:33

O nutricionista na reabilitação de dependentes

 

A dependência química é uma doença crônica e progressiva, caso não seja tratada devidamente poderá causar muitos estragos podendo levar o adicto a morte (O nutricionista na reabilitação de dependentes quimicos). Clínicas de recuperação é muito recorrida pois é um ambiente adequado para tratar de pessoas com dependência química. Profissionais como médicos psiquiatras, psicólogos, supervisores, enfermeiros, terapeutas e nutricionistas estarão no ambiente. O processo de recuperação nas clínicas é extenso e cauteloso, pois o dependente químico ficará de 150 a 180 dias sendo supervisionado e tratado de forma particular.

O tratamento para o viciado em narcóticos é fundamental para que o adicto saia da clínica de reabilitação. Existem muitos processos trabalhados por profissionais, como o diagnóstico realizado por doutores, terapias em grupo ou individual e palestras desenvolvidas por psicólogos, enfermeiros para realizar as medicações e no que o dependente precisar, supervisores para acompanhar todo o processo da internação de cada adicto e o nutricionista para realizar o processo de reeducação alimentar.

Por que é importante o nutricionista no processo de reabilitação?

 

O dependente químico após ter passado por momento extremos que a droga poderia levar, ele poderá chegar na clínica de recuperação desnutrido e com a sua saúde física totalmente precária. A alimentação é um dos fatores importante para que o paciente dê início há uma vida mais saudável novamente. O processo de recuperação irá muito além do que uma reeducação alimentar, mas serão trabalhados suas crenças, atitudes, pensamentos, hábitos e comportamento.

A reabilitação é fundamental para que o adicto veja um novo futuro, uma nova vida, um novo pensamento. Os processos de recuperação se uniformizam para que o dependente consiga ter uma vida normal sem o uso de substâncias ilícitas no corpo.

O nutricionista após saber todas as informações básicas sobre o paciente, sendo seus costumes e hábitos com a dependência, o profissional procurará saber o peso do adicto e todas as situações que o viciado em narcóticos se encontra. Há muitas drogas que levam a desnutrição, como:

  • Crack
  • Cocaína
  • Ecstasy (MDMA)
  • Metanfetamina

Essas drogas estimulantes além provocar inúmeros problemas a saúde física e mental, também tem a função alterar a fome do adicto. A perda de peso é normal para quem é totalmente dependente de substancias ilícitas. Com as drogas no corpo, o dependente não se importa mais com a sua saúde e nem com a vida precária que leva, faz refeições apenas quando aparece. Não se importa se é saudável ou não, sua vida gira em torno das drogas e suas ações são em torno das substâncias químicas.

O nutricionista na reabilitação de dependentes químicos

O dependente químico chega na clínica de recuperação abaixo do seu peso ideal, e nutricionistas irão trabalhar da melhor forma possível para que o adicto ganhe o peso e que a comida ajude no processo de recuperação e bem-estar.

Quais são as funções do nutricionista para tratar um dependente químico?

 

Inicialmente o nutricionista precisa avaliar a situação atual do paciente, e com base em sua análise fará um cronograma adequado onde terá uma alimentação personalizada para cada dependente químico, o profissional sempre procurará ajudar o paciente no que for preciso para estimular uma boa alimentação. Com um nutricionista na clínica de recuperação, o dependente terá um aumento em seu:

  • Bem-estar: O paciente sentirá energia, descanso e uma boa qualidade de vida em seu organismo e em sua mente.
  • Ajudará a desintoxicar o organismo do adicto: Durante o processo de internação o adicto terá que tirar as substâncias ilícitas do corpo e com a alimentação adequada, ajudará o organismo a ser mais saudável.
  • Sistema imunológico será aumentado:Alimentos ricos em vitamina, proteína, carboidratos podem ajudar no fortalecimento do organismo do paciente, aumentando o sistema imunológico.
  • Qualidade de vida será melhor:Começa a ter uma vida mais saudável como antes.

 

A importância da clínica de reabilitação para o tratamento do adicto

 

Por mais que o dependente químico faça uma boa recuperação, a clínica de reabilitação será um dos primeiros passos que o dependente químico irá fazer. O Grupo Aliança pela Vida pode ajudar o dependente químico a encontrar uma clínica de recuperação que melhor se encaixe ao adicto. Pois além de ter médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, supervisores terá também nutricionista. Sabemos que a nutrição do paciente é muito importante no processo de recuperação.  (O nutricionista na reabilitação de dependentes quimicos)

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online