Novembro azul e conscientização

0 Comments 19:15

 

Mês de outubro é comemorado a prevenção contra o câncer de mama, e mês de novembro é comemorado a prevenção contra o câncer de próstata(Novembro azul e conscientização). O mês tem como objetivo a conscientização dos homens a cuidarem de sua saúde, prevenindo-se contra o câncer de próstata, pois o quanto antes houver o diagnóstico, mais seguro e rápido será tratamento. Há um preconceito sobre está questão entre homens, mas é importante ter a conscientização e prevenção para que não surja problemas maiores futuramente em decorrer desta doença. Apesar do assunto ser discutido em todo o mês, comemorasse com exatidão no dia 17 de novembro.

A próstata faz parte do corpo humano do homem, para se mais especifico é uma glândula do sistema reprodutor masculino. A glândula está abaixo da bexiga que tem a função de liberar um líquido encontrado no esperma, e a medida que homem envelhece a próstata aumenta o benigno, causando uma obstrução na uretra dificultando a passagem da urina. Na próstata pode ser desenvolvido o câncer, sendo assim, trazendo complicações à saúde.

 

Câncer de próstata

 

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Oncoguia, aproximadamente 1 homem em 36, morrerá em consequência do câncer de próstata. Os casos cresce gradativamente, a conscientização entre homens não acontece como deveria acontecer por conta do preconceito. A doença é diagnosticada com frequência entre idosos com idade equivalente a partir de 65 anos, crescendo lentamente. Para identificar se o homem tem a doença, são realizados quatro tipos de exames, sendo:

Toque retal: É considerado o exame mais simples, pois apenas com o toque poderá identificar e ter informações necessárias sobre o problema.

Dosagem sanguínea do PSA: Sendo a coleta de sangue para se ter mais informações sobre o câncer de próstata.

Ultrassonografia: Uma exame de imagem para avaliar de forma mais profundada os problemas em decorrer do câncer.

Biópsia: É a biópsia da próstata é o procedimento mais detalhado pois há uma suspeita de que os nódulos existem na região.

 

Cuidados com a saúde

 

Como foi descrito acima, é importante que homens quebrem o tabu e realizem o exame com frequência. A falta de cuidado pode trazer graves problemas e mal estar para quem é diagnosticado, podendo causar cistite, infecções, sangramentos, causar dor, estenose e dentre outros. Veja alguns sintomas que pode levar uma pessoa a ter câncer de próstata:

  • Dores no quadril, ombros, coxas e costas
  • Fraqueza corporal
  • Urinação fraca ou com pouca frequência
  • Sangue na urina ou no sêmen
  • Frequência maior de urinas no período noturno
  • Difusão erétil
  • Vontade excessiva de urinas

 

Conscientização

Novembro azul e conscientização

 

O cuidado com a saúde é fundamental, e é importante que todos tenham conhecimento. O Grupo Aliança pela Vida é uma instituição que tem como objetivo ajudar dependentes químicos e alcoólicos a encontrar uma clínica de recuperação, se você precise de ajuda, entre com contato conosco. Porém, a instituição visa a importante de cuidar da saúde em todos os quesitos, pois um boa qualidade de vida, aumenta a probabilidade de se viver bem diariamente. Faça o exame, e cuide da sua saúde!

Por: Dáleth Hanna
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Tratamento para alcoolismoTratamento para alcoolismo

0 Comments

O que é o Tratamento para Alcoolismo e como fazer? Tratamento para alcoolismo é muito importante pois, na sociedade atual, o álcool é uma droga socialmente aceita e bastante consumida

Sem categoria
Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online