Grupo Aliança pela Vida Sem categoria internação involuntária em Glória de Dourados

internação involuntária em Glória de Dourados


 

O histórico de dependência química de uma pessoa viciada em narcóticos, afeta gravemente a família. Há inúmeras dúvidas sobre o processo de recuperação do adicto. Afinal, há probabilidade de cura? Infelizmente a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que a dependência química ao se tornar um problema crônico, não tem cura. Porém, a internação em uma clínica de recuperação é fundamental para que o dependente químico volte a ter uma vida sem qualquer resíduo de substância química.

No artigo de hoje o Grupo Aliança pela Vida explicará como funciona o processo terapêutico e como recorrer a internação. Afinal, há três tipos de procedimentos frequentes autorizados por lei, sendo a internação voluntária, involuntária e compulsória. Você deseja ajudar uma pessoa que esteja totalmente refém das substâncias químicas? Acompanhe a leitura e saiba como ajudar um viciado em narcóticos.

 

O que é uma internação involuntária?

 

Suponhamos que exista uma pessoa viciada em narcóticos que vive em situações extremamente precárias. Perde tudo o que tem, emprego, ciclo familiar, social e profissional. Sua conduta foi mudada, suas ações são impulsivas e inconsequentes, chegando a morar nas ruas e cometendo atitudes totalmente incontroláveis. Comete furtos, roubos e até entra para o narcotráfico. O dependente químico vive em busca de satisfazer a sua vontade doentia pela droga. O seu amor patológico pelo produto passou dos limites, e o que fazer?

A única solução para que os familiares busquem por ajuda, é recorrendo a uma internação em uma clínica de recuperação. Todavia, o adicto não aceita realizar o procedimento. É importante ressaltarmos que o uso de drogas afeta a forma lógica do adicto de pensar, causando destruição aos neurônios. A compulsão está alta pelo produto, que o dependente não consegue imaginar uma vida sem a substância química.

Quando o adicto está neste nível de dependência, a sua situação é gravemente delicada. E se não houver um tratamento o quanto antes, haverá grandes probabilidades de levar o indivíduo a morte. Ressaltando que a dependência química leva a morte de 500 mil pessoas anualmente. Acreditamos que você não esteja preparado para perder um ente querido em situações extremamente precárias. Mas o que fazer se o adicto não deseja ser ajudado?

A internação involuntária em Glória de Dourados acontece por ordem e consentimento dos familiares, o adicto não aceita de forma alguma realizar o tratamento. O artigo 17 na lei nº 10.216/2001 foi autorizada em 2019 com o intuito de ajudar pessoas viciadas em narcóticos que estejam vivendo em situações extremamente precárias. O familiar de primeiro grau assinará os termos se responsabilizando e dando o suporte financeiro necessário para realizar o procedimento. Não há muita burocracia, apenas a comprovação de forma legal para realizar a internação involuntária em Glória de Dourados.

O procedimento deve ser recorrido quando:

  • O adicto vive em situações precárias;
  • Perdeu o controle do consumo e da sua vida;
  • Mora nas ruas;
  • Se distancia da vida profissional, familiar e social;
  • Se torna impulsivo e inconsequente;
  • Adquire um comportamento agressivo;
  • Comete furtos, roubos e até entra para o narcotráfico.

 

Por que é importante realizar uma internação involuntária?

 

Na clínica de recuperação os médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e supervisores auxiliarão o paciente em tudo o que for necessário. Além de passar por uma avaliação médica, realizar o processo de desintoxicação, medicação, nutrição, atividades físicas e o processo de ressocialização do adicto na sociedade. O dependente químico precisa entender que é necessário controlar seus impulsos para ter uma vida como antes.

A internação involuntária em Glória de Dourados inicialmente pode ser difícil para o adicto. Todavia, ao longo da internação o paciente poderá aceitar a reabilitação. A reabilitação é muito importante, pois trabalhará de forma consciente na mente do adicto. Drogas são produtos corrosivos ao organismo, capaz de trazer destruição a saúde física e mental do adicto. Especialistas da área da saúde recomendam a internação voluntária, ou seja, o adicto deseja realizar a internação. Todavia, sabemos que recorrer ao procedimento nem sempre é possível.

 

Entendendo a diferença entre a internação involuntária e internação compulsória

 

Internação compulsória: A internação compulsória é recorrida apenas por pessoas que vive de forma extremamente precária e não tem um suporte financeiro para financiar a internação. O pedido deve ser recorrido por um juiz responsável da vara familiar, e após a comprovação médica o procedimento deve acontecer. Todo o custo financeiro é suprido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e desde a entrada e saída da internação, deve ser autorizado pelo juiz responsável. A internação tem uma duração breve de aproximadamente três meses, tudo deve ser definido pelo médico responsável.

A internação compulsória é burocrática e por muitas vezes longa, não dependendo apenas dos familiares e sim de outros profissionais responsáveis por realizar todo o procedimento.

Internação involuntária: Diferente da internação compulsória, a internação involuntária é recorrida a qualquer momento por ordem dos familiares. E por meio de uma orientação médica, a internação inicia e determina sem grandes burocracias. Consegue perceber a diferença entre ambas?

Os benefícios de recorrer a uma internação involuntária

 

A internação involuntária em Glória de Dourados beneficia o adicto e os familiares a terem:

  • Uma vida mais calma: O uso de drogas faz com que o adicto tenha uma vida conturbada e bagunçada. Muitos usuários são espancados, vivem nas ruas e tem uma vida sem qualquer dignidade. A escolha de ter feito o uso de drogas, transformou a sua vida em descontrole e insegurança.
  • Evita preocupações mortais: A vida de um usuário de drogas é extremamente perigosa, tendo que conviver com risco de morte todos os dias. Principalmente pelo fato de estar consumindo produtos altamente corrosivos a saúde física e mental.
  • Ajuda o adicto a ter uma rotina: Uma rotina equilibrada e carregada de ocupações, beneficia para que o paciente evite pensar nas drogas.
  • Manter a constância no tratamento: A disciplina é fundamental para que o adicto aprenda a controlar seus impulsos da melhor forma possível.
  • Desenvolver o autocontrole: Resistir a situações difíceis é fundamental não apenas para uma pessoa viciada em narcóticos, mais para todo o ser humano, independente da situação. O autocontrole é o que todo mundo deseja, seja dependente químico ou não.
  • Se tornar uma pessoa mais tolerante aos seus sentimentos: O adicto entende por meio da recuperação, que é necessário e importante controlar os seus sentimentos por um bem maior.
  • Evitar recaídas: Não pensa apenas no agora, e sim no futuro. E em como deseja que a sua vida siga sem qualquer interferência de substância química.
  • Trabalhar a mente para vencer suas vontades: Durante os meses em que ficar internado, trabalha o autocontrole de forma mais prática, sem grandes obstáculos impostos pela mente.
  • Controla sua compulsão: Põe em prática o autocontrole após a internação.
  • Treinar para realidade sem o uso de substâncias químicas: Evita bares, festas e convites inoportunos. Evita amigos e familiares que fazem o uso excessivo do álcool, cigarro, maconha, crack, cocaína e dentre outros tipos de drogas, independente da substância lícita ou ilícita.

 

Procurando ajuda do Grupo Aliança pela Vida e iniciando uma internação involuntária

 

O Grupo Aliança pela Vida é uma instituição que visa ajudar famílias e dependentes químicos a saírem do mundo das drogas de forma segura e responsável. Se você deseja encontrar uma clínica de reabilitação, seja de forma voluntária, involuntária ou compulsória, entrem contato com o Grupo Aliança pela Vida e mude de vida. Caso tenha mais dúvidas sobre como realizar o procedimento, fale com um de nossos consultores!

 

Artigos Relacionados

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Call Now Button