Quais são os exemplos de drogas lícitas

0 Comments 16:28

As drogas lícitas são drogas legalmente comercializadas na sociedade, onde tem um consumo em massa(exemplos de drogas lícitas). Por muitas vezes os próprios familiares podem incentivar crianças e jovens a usarem a drogas lícitas sem problema algum. A consequência de se fazer o uso pode trazer prejuízos a longo prazo para quem consome, podendo ter uma baixa qualidade de vida. As drogas tanto sejam as lícitas e as ilícitas são consumidas como forma de tentar suprir alguma falta ou necessidade do dia a dia.

A bebida alcoólica é a droga mais consumida no mundo, e de acordo com pesquisas 3,35 bilhões de pessoas possuem este hábito. Aproximadamente 21,4% das pessoas a partir de 15 anos relataram que nunca consumiram álcool, contudo 43% da população consume bebida alcoólica. A taxa de consumo é extremamente alta, e o consumo excessivo pode gera a dependência da usuário. O vício do indivíduo por muitas vezes pode fazer com que ele entre em processo de negação, e quando se deparar com graves situações, poderá ser tarde demais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 3 milhões de pessoas morrem por conta do álcool. O problema é grave, mas não há conscientização da população sobre o assunto, apenas incentivo para que crianças e adolescente consumam excessivamente na fase adulta. A bebida alcoólica pode desencadear diversos problemas de saúde, além de levar o usuário a morte.

A segunda droga lícita mais consumida no mundo é o cigarro, o tabaco pode ser muito estimulado na adolescência, podendo trazer mais de 50 doenças em decorrer do vício. Anteriormente o uso do cigarro era visto como poder e status, além de ser nomeado como produto que combatia o estresse e ansiedade. Ao longo dos anos a medicina contestou tais observações, comprovando que o consumo pode trazer diversos problemas a saúde. A OMS descreve que o tabaco levou a morte 8 milhões de pessoas, sendo que 7 milhões de pessoas faziam o uso direto da droga.

A droga lícita por meio da medicação sem prescrição médica é recorrida com frequência, sendo facilmente comercializada e comprada sem nenhuma supervisão. Apesar de ser pouco discutida, pode trazer problemas graves a saúde e causar dependência. 76% de pessoas confessaram que consomem medicação sem a autorização de algum profissional da área da saúde, e apenas 50% das pessoas faziam o uso corretamente.

 

Lista de drogas lícitas e problemas de saúde

exemplos de drogas lícitas:

 

Bebida alcoólica: Como foi descrito acima, a bebida alcoólica é a droga lícita mais consumida no mundo, podendo desencadear problemas, como: cirrose hepática, hipertensão, colesterol alto, cardiomiopatia, gordura nas artérias, arritmia cardíaca, diabetes, doença no fígado, problemas no esôfago, problemas gastrointestinais, pancreatite, problemas cardíacos, neuropatia periférica, anemia, câncer, osteoporose e dentre outras diversas doenças.

Tabaco: O tabaco é a segunda droga lícita mais consumida no mundo, veja os problemas de saúde desenvolvidos por fumo, como: câncer no pulmão, estômago, esôfago, fígado, leucemia, rim e etc. Bronquite, enfisema pulmonar, asma, infarto agudo, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, trombose, osteoporose e diversas outras doenças.

Medicação com prescrição médica: A região brasileira faz o uso frequente de medicamentos sem a autorização médica. Os problemas são diversos e apenas um doutor especializado no assunto poderá definir tais consequências, mas o uso pode causar intoxicação, dependência e pode levar o usuário a morte.

 

Drogas lícitas e a importância de parar

 

A sociedade brasileira desenvolveu uma cultura excessiva de consumir drogas, podendo incentivar crianças e jovens na fase adulta. As drogas citadas acima são substâncias lícitas mais consumidas, e é importante se ter conhecimento das causas e consequências. O uso de tais substâncias pode causar a morte, além de desenvolver problemas graves de saúde, pare enquanto é tempo. Se deseja buscar por ajuda, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar uma clínica de recuperação ideal e qualificada.

Por: Dáleth Hanna
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online