As drogas lícitas são drogas legalmente comercializadas na sociedade, onde tem um consumo em massa, sendo assim preparamos para você esse artigo sobre alguns exemplos de drogas lícitas. Por muitas vezes os próprios familiares podem incentivar crianças e jovens a usarem a drogas lícitas sem problema algum. A consequência de se fazer o uso pode trazer prejuízos a longo prazo para quem consome, podendo ter uma baixa qualidade de vida. As drogas tanto sejam as lícitas e as ilícitas são consumidas como forma de tentar suprir alguma falta ou necessidade do dia a dia.
A bebida alcoólica é a droga mais consumida no mundo, e de acordo com pesquisas 3,35 bilhões de pessoas possuem este hábito. Aproximadamente 21,4% das pessoas a partir de 15 anos relataram que nunca consumiram álcool, contudo 43% da população consume bebida alcoólica. A taxa de consumo é extremamente alta, e o consumo excessivo pode gera a dependência da usuário. O vício do indivíduo por muitas vezes pode fazer com que ele entre em processo de negação, e quando se deparar com graves situações, poderá ser tarde demais.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 3 milhões de pessoas morrem por conta do álcool. O problema é grave, mas não há conscientização da população sobre o assunto, apenas incentivo para que crianças e adolescente consumam excessivamente na fase adulta. A bebida alcoólica pode desencadear diversos problemas de saúde, além de levar o usuário a morte.
Outro que pode entrar nessa lista dos exemplos de drogas lícitas mais consumida no mundo é o cigarro, o tabaco pode ser muito estimulado na adolescência, podendo trazer mais de 50 doenças em decorrer do vício. Anteriormente o uso do cigarro era visto como poder e status, além de ser nomeado como produto que combatia o estresse e ansiedade. Ao longo dos anos a medicina contestou tais observações, comprovando que o consumo pode trazer diversos problemas a saúde. A OMS descreve que o tabaco levou a morte 8 milhões de pessoas, sendo que 7 milhões de pessoas faziam o uso direto da droga.
A droga lícita por meio da medicação sem prescrição médica é recorrida com frequência, sendo facilmente comercializada e comprada sem nenhuma supervisão. Apesar de ser pouco discutida, pode trazer problemas graves a saúde e causar dependência. 76% de pessoas confessaram que consomem medicação sem a autorização de algum profissional da área da saúde, e apenas 50% das pessoas faziam o uso corretamente.
Lista de drogas lícitas e problemas de saúde
exemplos de drogas lícitas:
Bebida alcoólica: Como foi descrito acima, a bebida alcoólica é um dos exemplos drogas lícitas mais consumida no mundo, podendo desencadear problemas, como: cirrose hepática, hipertensão, colesterol alto, cardiomiopatia, gordura nas artérias, arritmia cardíaca, diabetes, doença no fígado, problemas no esôfago, problemas gastrointestinais, pancreatite, problemas cardíacos, neuropatia periférica, anemia, câncer, osteoporose e dentre outras diversas doenças.
Tabaco: O tabaco é a segunda droga lícita mais consumida no mundo, veja os problemas de saúde desenvolvidos por fumo, como: câncer no pulmão, estômago, esôfago, fígado, leucemia, rim e etc. Bronquite, enfisema pulmonar, asma, infarto agudo, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, trombose, osteoporose e diversas outras doenças.
Medicação com prescrição médica: A região brasileira faz o uso frequente de medicamentos sem a autorização médica. Os problemas são diversos e apenas um doutor especializado no assunto poderá definir tais consequências, mas o uso pode causar intoxicação, dependência e pode levar o usuário a morte.
Exemplos de drogas lícitas e a importância de parar
A sociedade brasileira desenvolveu uma cultura excessiva de consumir drogas, podendo incentivar crianças e jovens na fase adulta. As drogas citadas acima são substâncias lícitas mais consumidas, e é importante se ter conhecimento das causas e consequências. O uso de tais substâncias pode causar a morte, além de desenvolver problemas graves de saúde, pare enquanto é tempo. Se deseja buscar por ajuda, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar uma clínica de reabilitação ideal e qualificada.
Esse Artigo foi criado com informações oficiais do Ministério da Saúde