Diferença entre dependência, tolerância e vício

0 Comments 14:47

Os termos dependência, tolerância e vício é usado com frequência na dependência química e alcoólica. Por ser considerado uma doença crônica, progressiva e sem cura, o vício poderá destruir a vida do adicto. Apesar de não haver cura para dependência química e alcoólica ela pode ser tratada. Como foi descrito acima ela é uma doença progressiva, ou seja, quando mais se fizer o uso, mais a situação do viciado em narcóticos ficará complicada.

No texto de hoje iremos abordas alguns temas recorridos com frequência na vida de dependentes químicos, os termos são importantes para entendermos todos os processos em que um usuário de substâncias químicas possam passar. Entenda abaixo o que é a dependência, tolerância e vício:

 

O que é e como funciona a dependência química?

 

A dependência química é desenvolvida por meio do uso de substâncias ilícitas, como a maconha, cocaína, crack, shank, LSD e diversas drogas. O excesso das drogas no sistema nervoso central, faz com que altere comandos do corpo humano.  Após fazer o uso das drogas por meio de inalação, injeção ou absorção as drogas pode chegar rapidamente ao cérebro, causando graves consequências no comportamento, ações e formas de expressão. O acumulo das drogas no sistema límbico, faz com que o adicto queira cada vez mais as substâncias.

A dependência é um círculo vicioso onde o adicto não consegue parar sozinho, voltando sempre para o estado inicial de fazer o uso continuo. O adicto no início entrará em processo de negação, por muitas vezes não aceita tratar o seu problema, em casos extremos a ajuda é aceita e apenas em uma clínica de recuperação o tratamento será eficaz. O que leva uma pessoa a usar drogas? Veja!

Experimento: A curiosidade pode ser um dos fatores que levam uma pessoa a usar drogas.

Incentivo: O incentivo é muito usado na adolescência, colegas podem influenciar o uso de alguma droga.

Traumas: Problemas do passado ou até problemas presentes pode levar uma pessoa a usar drogas.

Problemas psíquicos: Uma pessoa que tem ansiedade ou depressão pode recorrer das drogas para esquecer de seus problemas e sentimentos, porém, quando os efeitos passar as consequências serão maiores.

Problemas: Problemas financeiro, familiar ou conjugal pode levar alguém a usar substâncias ilícitas.

 

 

 

O que é a tolerância?

 

O usuário de drogas após entrar na dependência química, consome todos os dias as substâncias químicas no corpo. Com isso, ele sempre procurará aumentar as dosagens de alguma forma, e quando não conseguir sentir mais os efeitos desejados, ele irá querer trocar para uma substância mais potente. Durante o efeito das drogas, o adicto sente sensação de prazer e bem-estar, e com o passar do tempo ele irá querer viver apenas assim. Quando o usuário está na tolerância, suas escolhas são inconsequentes e suas ações são em torno das drogas. O adicto poderá perder o vínculo familiar, sua casa, vida social e até profissional.

As drogas trazem efeitos devastadores não apenas ao adicto, mas sim aos familiares que entram na coodependência. A coodependência é uma dependência emocional que o familiar sente pelo viciado em narcóticos, o familiar tenta ajudar de todas as formas o adicto. De certa forma o coodependênte leva o familiar a ter uma vida privada e cheia de preocupações, dando auxilio em todas as horas para o dependente químico.

 

Vício e suas consequências

 

O vício são ações repetidas diversas vezes por alguém que não consegue parar, tornando-se uma compulsão exagerada. Quando uma pessoa se torna viciada há apenas uma solução, o tratamento em uma clínica de reabilitação. Na clínica de recuperação terão profissionais qualificados como médicos, enfermeiros, supervisores, psicólogos, terapeutas e médicos psiquiatras para ajudar no tratamento.

Quando um hábito se torna vício o indivíduo não irá conseguir parar sozinho, e mesmo que ele queria parar sem uma ajuda de profissionais qualificados, em algum momento entrará em processo de abstinência. A abstinência é muito delicada, podendo ter sintomas, como:

  • Irritabilidade
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Convulsão
  • Dor de cabeça
  • Mal estar
  • Insônia

O Grupo Aliança pela Vida pode ajudar o adicto a encontrar uma clínica de recuperação ideal e qualificada para o processo de recuperação do dependente químico. O ambiente é desenvolvido em prol de ajudar quem precise de ajuda, pois haverá um tratamento especializado e individual para cada pessoa. Busque por ajuda enquanto é tempo, sua saúde importa!

Por: Dáleth Hanna

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online