Saúde mental
É natural que tenhamos hábitos diários os quais por muitas vezes estão tão naturalizados em nosso dia a dia que os realizamos de forma automática e até mesmo sem nem perceber; o ato de logo ao acordar pegar o celular e entrar nas redes sociais por exemplo é um deles. Mas você já parou para pensar que alguns desses hábitos mesmo sem a sua consciência podem estar fazendo mal para sua saúde mental?
Confira neste artigo um pouco mais sobre a saúde mental, hábitos que a prejudicam e a importância de nutrir boas rotinas para a mesma.
O que é saúde mental
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde mental não possui uma definição concreta; entretanto, este termo está correlacionado com a forma como uma pessoa reage as diferentes situações da vida. Todos sabemos que a vida possui seus contratempos, nem todos os dias serão bons, não seremos altamente produtivos em todos os dias de trabalho, problemas com relacionamentos, entre tantas outras adversidades; a forma como iremos lidar e reagir com essas diferentes situações mostram como está a nossa saúde mental, se boa ou ruim.
Possuir e alcançar uma boa saúde mental não é uma tarefa fácil, existem vários fatores e aspectos que devem ser considerados, de forma simples e direta, possuir uma boa saúde mental é acima de tudo saber respeitar a si mesmo, conseguir manter o bem estar e harmonia mesmo em situações adversas, respeitar nossos limites e dar tempo a si mesmo.
Saúde mental na pandemia
Se alcançar uma boa saúde mental em condições “normais” já é uma tarefa difícil, em meio a pandemia do coronavírus tal tarefa se tornou ainda mais complicada; é difícil conviver e manter uma saúde mental saudável em meio a tantos contratempos; se tornou “natural” ligar a televisão e ver a noticia de que mais “x pessoa faleceram por coronavírus no dia de hoje”, as vacinas muitas vezes demoram a chegar, os índices de desemprego aumentam. Como manter e conversar sobre saúde mental convivendo diariamente com tantos transtornos?
Entretanto, diferentemente do esperado que seria uma explosão e aumento dos casos de ansiedade e depressão, correlacionados com a saúde mental, segundo o psiquiatra José Gallucci-Neto da Universidade de São Paulo (USP), o aumento da ansiedade durante este período foi pequeno. “Óbvio que há impactos esperados e compreensíveis no bem-estar dos brasileiros, só que eles não se traduzem necessariamente em mais doenças” afirma o psiquiatra.
Foi concluído que nos períodos iniciais da pandemia houve um aumento de 10% nos níveis de ansiedade e depressão no país, entretanto estes casos se estabilizaram com o decorrer do tempo até voltar aos níveis anteriores.
Como cuidar da saúde mental durante a pandemia
Pequenas atitudes se adicionadas ao nosso dia a dia, podem lhe auxiliar em busca da manutenção e cuidado com sua saúde mental, cuidar do corpo e mente e manter os dois em equilíbrio é fundamental, confira alguns autocuidados que se implantados em sua rotina irão contribuir para seu bem estar:
Cuide de si mesmo:
Se saúde mental fosse definida em uma palavra ela seria autocuidado, por isso cuide de si mesmo, tire um tempo para você e respeite seus limites, pratique hobbies que lhe relaxem e não se cobre tanto durante este período.
Descanse:
Mantenha o horário de sono regulado, ele interfere diretamente em nosso equilíbrio emocional, dormir aproximadamente 8hrs por dia é o primeiro passo para o bem estar
Banho:
O banho poderá ser muito útil para você neste momento, aproveite e tente implementar novas táticas durante este momento, busque por exemplo tomar banho com as luzes apagadas e coloque uma playlist de músicas que lhe causem um relaxamento; use óleos naturais com essenciais que propiciem sua calma, utilizar de difusor do terra neste momento poderá ser muito útil.
O que prejudica sua saúde mental?
Existem diversos hábitos diários que estão agindo de forma negativa em nossa saúde mental e por muitas vezes os alimentamos de forma irracional, uma vez em que nossa saúde mental é afetada de forma negativa todo nosso corpo e mente também será afetado; confira alguns dos hábitos nocivos e tente estar sempre sobre controle dos mesmos:
Trabalhar demais
Quando a vida profissional e o trabalho se tornam o foco de todo o seu dia a dia faltam espaços para outras atividades e áreas também importantes em nossa rotina. É comum que essa pessoa com o tempo se encontre num estado de esgotamento ocupacional, onde a mente e corpo não são capazes de lidar com a quantidade de estresse que o trabalho lhe rende diariamente.
Redes sociais
Segundo estudos cerca de 41% dos jovens se sentem deprimidos e tristes quando entram em contato com as redes sociais; tal reação acontece uma vez em que as redes mostram uma realidade distorcida da realidade, onde o outro pode facilmente parecer estar a nossa frente ou melhor que nós; evite passar muitas horas nas redes sociais e entenda que a “vida perfeita” mostrada não existe.
Procrastinar
Se trabalhar demais é um problema, procrastinar demais e deixar tudo para depois também não é bom, adiar nossas responsabilidades causa um conforto momentâneo, porém irá lhe resultar em frustração depois.
Relações toxicas
Algumas pessoas não são uma boa companhia e precisamos entender isso, por mais que em algum momento a relação já tenha sido boa se agora você se sente rebaixado, humilhado e sente que não é devidamente valorizado no convívio significa que está na hora de cortar laços e se priorizar.
Não expressar sua opinião
Sempre deixe claro os seus limites em uma relação, é ótimo que você entenda e compreenda as opiniões e vontades daqueles a sua volta, mas deixe claro que entender não significa que você concorda.
Dicas de saúde mental
Confira algumas dicas e cuidados para se tomar que irão proporcionar um aumento da sua saúde mental, como já dito anteriormente o primeiro passo é o autocuidado, tudo aquilo que lhe fizer bem e todo o tempo que você destinar a si mesmo e ao seu bem estar, estará sendo uma forma de cuidar de sua saúde mental.
- Tome decisões de maneira consciente, não responda nem aceite situações no piloto automático ou sem dar a devida atenção;
- Converse/fale com atenção e tranquilidade, muitas vezes acabamos falando coisas por impulso e elas podem machucar; concentre-se na conversa e no momento;
- Faça uma lista com todas as tarefas a serem realizadas no dia, defina as prioridades e vá eliminando as atividades conforme forem sendo feitas;
- Realize exercícios físicoscom frequência, praticar atividades físicas liberam hormônios que são altamente influentes na sua sensação de bem estar tanto físico quanto psicológico;
- Tenha tempo para hobbies, mesmo que por um curto tempo no seu dia separe um espaço para ler, ver sua serie favorita, jogar videogame; o importanteé que a atividade seja prazerosa para você.
Manter mente e corpo em harmonia é uma tarefa difícil, mas não impossível, com base neste artigo pense em como os hábitos ruins e bons estão presentes em seu dia a dia e avalie a forma como está cuidando de sua saúde mental.