Clínica de recuperação em São Paulo

0 Comments 13:22

Clínica de recuperação em São Paulo – Conheça as comunidades terapêuticas, modalidade de clínica indicada para tratamento espontâneo

Uma clínica de recuperação em São Paulo pode ser facilmente encontrada, principalmente se você está buscando por ajuda através de livre e espontânea vontade. Existe um nome específico para esse tipo de centro de reabilitação: são as comunidades terapêuticas.

As comunidades terapêuticas nasceram como uma espécie de local para pessoas que optam pela intervenção espontânea que, de livre iniciativa, decidem conviver para superar um problema comum: um vício.

As primeiras comunidades de viciados em drogas surgiram nos EUA no final dos anos 1950, em resposta ao uso generalizado de drogas e dos problemas que as mesmas traziam para o âmbito social.

O foco da intervenção nas primeiras comunidades se centrou no modelo de vida em grupo e nos processos de autoajuda com o objetivo de atuar na direção da mudança de estilos de vida.

Essa mudança, em uma situação de dependência química, pode decorrer do compartilhamento, da comparação e do reforço mútuo. Quando as pessoas enfrentam o mesmo problema, unindo-se, interagem de acordo com regras relacionais simples, visando a aquisição de uma nova disciplina comportamental.

Nesse conteúdo, vamos trazer maiores detalhes sobre as comunidades terapêuticas, explicando como elas funcionam para você que está buscando ajuda em uma clínica de recuperação em São Paulo. Leia conosco!

O que são as comunidades atualmente?

Atualmente, as comunidades terapêuticas são serviços regulatórios de reabilitação terapêutica e fazem parte da rede de serviços sociais de saúde para a implementação de programas de reabilitação personalizados para pessoas com problemas de dependência de substâncias ilícitas e lícitas (álcool, cocaína, maconha, crack, entre outros).

Concretamente, a comunidade terapêutica é um caminho de aprendizagem experiencial em um grupo declinado em várias formas de intervenção para ser adaptado às necessidades dos usuários.

O objetivo é o do crescimento individual entendido como um processo social, a tarefa é permitir que o indivíduo alcance o seu potencial. O método é viver aprendendo com a experiência: as pessoas são ativas em relação à mudança e todas as atividades são voltadas para a mudança em si.

É a própria comunidade que “cuida”, na medida em que nela a pessoa é acolhida, apesar das suas falhas, dos seus defeitos e apesar da exclusão social. Uma clínica de recuperação em São Paulo nessa modalidade fornece normas e organização, funções que faltavam na vida do viciado antes de entrar na mesma.

A importância do relacionamento em centros de reabilitação

A principal ferramenta de mudança na vida de uma pessoa que busca ajuda em uma clínica de recuperação em São Paulo, assim como em todo e qualquer outro local, é o relacionamento.

A relação estreita que se estabelece entre os colaboradores (pessoas que trabalham nessas clínicas em formato de comunidade) e as pessoas cuidadas, que participam no trabalho e nas atividades da comunidade e contribuem para as decisões que lhes dizem respeito, é um elemento essencial.

A relação é a valorização de diferentes figuras que se integram em um processo que é uma síntese de identidade.

Mesmo as relações humanas significativas que se estabelecem com os colaboradores e “outros” assumem um valor importante: abrem novas formas de ser para a pessoa viciada. Nesse contexto, o colaborador facilita experiências emocionais corretivas em um nível relacional.

A intervenção na comunidade envolve um longo esforço para consolidar as mudanças comportamentais e afetivas ocorridas, com a dificuldade de gerir eventuais regressões ao uso de drogas.

Existem comunidades, por exemplo, onde os ex usuários são submetidos a trabalhos comunitários tanto para a cidade em si, quanto para a manutenção do espaço, como o cultivo de uma pequena lavoura, artesanato, entre várias outras atividades interessantes.

Como encontrar uma clínica de recuperação em São Paulo?

Você sente que precisa de ajuda e está buscando por uma clínica de recuperação em São Paulo? Então converse com seus entes queridos e amigos, solicite auxílio ou então busque por informações na internet ou hospitais locais, esses últimos que podem ter parcerias com ambientes como as comunidades.

Facilmente, dentro de pouco tempo, você encontrará uma comunidade como esses que irá auxiliar no seu processo de desapego em relação ao seu vício, fazendo com que você se torne vivo e saudável novamente. Comece: dê o primeiro passo. Até a próxima!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Clínica de Recuperação e Reabilitação em São Paulo

0 Comments 16:48

CT Masculina

Clínica de Recuperação Masculina em Embu Guaçu – SP

Clínica de Recuperação Masculina em Itapecerica da Serra – SP

Clínica de Recuperação Masculina em Mogi das Cruzes – SP

CT Feminina

Clínica de Recuperação Feminina em Embu Guaçu – SP

Clínica de Recuperação Feminina em Lorena – SP

Para outras unidades, entre em contato

Compartilhar

Related Post

Tratamento para alcoolismoTratamento para alcoolismo

0 Comments

O que é o Tratamento para Alcoolismo e como fazer? Tratamento para alcoolismo é muito importante pois, na sociedade atual, o álcool é uma droga socialmente aceita e bastante consumida

Sem categoria
Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online