Clínica de Reabilitação em Curitiba


Clínica de reabilitação em Curitiba é um ambiente totalmente qualificado para tratar a dependência química e alcoólica de um indivíduo. O excesso de substâncias químicas no organismo faz com que uma pessoa entre em um círculo vicioso, fazendo com que suas ações sejam repetitivas e incontroláveis. Para ajudar uma pessoa viciada em narcóticos em Curitiba, é necessário apoio profissional, antes mesmo de provocar o falecimento do indivíduo. 

Se você não sabe, a dependência química leva a morte de 500 mil pessoas anualmente. E por mais que exista diferença entre drogas lícitas e ilícitas, saiba que todas tem uma força potencialmente forte para causar destruição a saúde física e mental. Os problemas de saúde provocados pelo excesso de drogas ultrapassa mais de 200 doenças, além de provocar a própria morte. Afinal, como por um fim nesse ciclo vicioso? 

Para que uma pessoa saía da dependência química em Curitiba, é necessário realizar um internação em uma clínica de reabilitação em Curitiba. Todavia, infelizmente a dependência química não tem cura. O uso de drogas faz com que a vida do indivíduo nunca mais seja a mesma, contudo, há possibilidades de viver uma vida evitando sua própria compulsão pela substância. 

 

O ciclo vicioso: Entendendo a dependência química!

 

É considerado droga toda e qualquer substâncias químicas que alteram a percepção do indivíduo, além de causar alterações ao Sistema Nervoso Central (SNC). O acúmulo de substâncias químicas afeta o sistema límbico, causando uma instabilidade nos neurotransmissores. O excesso de dopamina na região cerebral desperta sentimentos de alegria, euforia e bem-estar, despertando o prazer por quem aceita fazer o uso. A desregulação dos neurotransmissores afeta a saúde física e mental, aumentando a probabilidade de causar a dependência química. 

Se toda droga causa dependência, por quê existe a classificação entre drogas lícitas e ilícitas? Para que você entenda da melhor forma possível, as drogas lícitas são as substâncias químicas autorizadas livremente pela sociedade, sendo o álcool, cigarro e medicação sem prescrição médica. E as drogas ilícitas são as substâncias químicas não autorizadas livremente pela sociedade, sendo a maconha, cocaína, crack e dentre muitas outras.

Por mais que existam substâncias químicas autorizadas livremente pela sociedade, existe um número significativo de mortes em decorrer ao uso, o cigarro por exemplo provoca a morte de 8 milhões de pessoas no mundo, a bebida alcoólica 3 milhões e a medicação sem prescrição médica 700 mil pessoas. Consegue perceber o perigo de consumir compulsivamente um produto químico? Acompanhe abaixo a classificação entre as substâncias químicas:

  • Drogas depressoras: Tarda o funcionamento do cérebro, deixando tudo mais lento como a bebida alcoólica por exemplo.  
  • Drogas estimulantes: Faz com que o cérebro mantenha-se em estado de alerta como a cocaína. 
  • Drogas perturbadoras: Provoca grave estado de alucinação como a maconha. 

Por que as pessoas aceitam fazer o uso de substâncias químicas

 

Existem alguns fatores que influenciam no uso de substâncias químicas, contudo, é importante apontarmos que se conscientizar das causas evita consequências irreversíveis futuramente. O uso de drogas afeta a forma pelo qual o dependente químico enxerga a vida, além de cometer furtos e roubos, mora nas ruas, comete ações impulsivas e inconsequentes, se torna negligente com a saúde física e mental, e até entra para o narcotráfico. Deseja saber um dos motivos que interferem nessa escolha? Entenda os motivos:

  • Ciclo familiar: Incentivo dos próprios familiares. 
  • Influência de amigos: A influência de amigos acontece na adolescência. 
  • Curiosidade: Querer sentir os efeitos popularmente conhecidos. 
  • Fuga da realidade: Brigas e problemas de vida. 
  • Problemas mentais: Problemas como ansiedade e depressão. 
  • Esquecimento de um trauma: Uma infância traumatizante, ou um momento ruim do passado. 

 

Quais são os tipos de usuário de drogas em Curitiba?

 

  • Experimental: Faz o uso para sentir os sentimentos provocados. 
  • Frequente: Usa com frequência aos finais de semana e em festas.
  • Dependente: Consome diversas vezes na semana. 
  • Crônico: Faz o uso todos os dias. 
  • Traficante: Usufrui do produto e comercializa.

 

Buscando ajuda profissional em Curitiba

 

Existem três formas de ajudar uma pessoa viciada em narcóticos a iniciar o tratamento contra a dependência química e alcoólica. Realizando o resgate de forma voluntária, a favor do adicto. Involuntária, contra a vontade do viciado em narcóticos e internação compulsória, independente da opinião do adicto a internação acontece por meio de uma autorização judicial e um laudo médico. Ir ao encontro de uma clínica de reabilitação em Curitiba, será uma decisão assertiva e adequada para o paciente, pois no local haverá:

  • Médicos: Responsável pela avaliação médica.
  • Psicólogos: Realiza o processo de ressocialização. 
  • Enfermeiros: Suporte médico profissional. 
  • Nutricionistas: Reeducação alimentar.
  • Educadores físicos: Ajudando no processo de desintoxicação.
  • Supervisores: Auxílio profissional no que for preciso.

clinica de reabiltação

Como funciona o processo de reabilitação em Curitiba?

 

  • Avaliação médica: Acompanhamento médico para definir todo o processo terapêutico, além de definir os problemas psíquicos que foram desenvolvidos, fazendo o uso de medicações necessárias e definindo o período de internação. 
  • Desintoxicação: Retirada das drogas no corpo, além de fazer o uso de medicações, reeducação alimentar, prática de atividades físicas e atividades especiais definidas pela instituição. 
  • Ressocialização: Terapias comportamentais individuais ou em grupos como forma de estimular uma vida sem qualquer interferência química.
  • Acompanhamento:  Após a internação é importante continuar frequentando grupos de autoajuda e realizar terapias comportamentais individuais para fortalecer seus pensamentos e evitar recaídas. 

 

Clínica de reabilitação referência em Curitiba por meio do Grupo Aliança pela Vida 

clínica de recuperação em curitiba

O Grupo Aliança pela Vida é uma instituição que possui atendimento diariamente por meio de consultores especialistas no assunto. A instituição tem como intuito ajudar famílias e usuários de drogas a encontrarem um tratamento seguro e eficaz contra a dependência química e alcoólica. O Grupo Aliança pela Vida possui parcerias com clínicas de reabilitação em todo o Brasil, inclusive em Curitiba, hoje separamos duas clínicas de reabilitação referências na região:

  • Unidade Masculina – Colombo
  • Unidade Masculina – Campina Grande do Sul

  Todavia, para saber de algum lugar mais próximo a sua casa, entre em contato com o Grupo Aliança pela Vida e tenha conhecimento da clínica de reabilitação em Curitiba mais próxima à sua casa. É importante iniciar o tratamento para dependentes químicos e alcoólatras com base nas necessidades principais de um usuário de drogas, o Grupo Aliança pela Vida realiza um atendimento totalmente humanizado e individualizado. 

O tratamento contra a dependência química é um problema que cresce cada vez mais na sociedade, em 2020 no período de pandemia os números de usuários de drogas cresceram gradativamente, alcançando aproximadamente 275 milhões de pessoas no mundo todo. O uso de drogas afeta a capacidade mental do usuário de drogas pensar corretamente, além do mais a dependência é uma doença crônica e progressiva, mas o que significa o termo? A medida que uma pessoa aumenta nas dosagens, mais a sua compulsão se torna incontrolável.

Recorrer uma clínica de reabilitação em Curitiba possibilita para que o adicto evite o uso de drogas, se afaste de amizades negativas, controle seus sentimentos e compulsão, e ajuda definir um plano de vida após o período de internação. Não é possível parar sozinho, ajude quem precisa a sair da dependência química e alcoólica. E se houver recaídas? Mesmo que haja recaídas, ajude quem precisa quantas vezes forem precisas a sair da dependência química e alcoólica. 

Os profissionais disponíveis em Curitiba são totalmente qualificados para ajudar quem precisa, entre em contato com o Grupo Aliança pela Vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Enviar Mensagem
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Call Now Button