As reações que o cigarro provoca no organismo

0 Comments 20:02

A nicotina é uma substância encontrada no cigarro que pode induzir fortemente o organismo a se tornar dependente. No produto do cigarro tem 4.800 substância químicas, sendo que 69 dessas substâncias pode causar problemas de câncer em diversas partes do corpo. Aproximadamente 15 bilhões de pessoas por dia faz o uso da substância. O tabaco é considerado a segunda droga lícita mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da bebida alcoólica.

Estudos descrevem que 26,4 milhões de brasileiros fazem o uso, o que equivale a 17,3% da população. Aproximadamente 69% das pessoas desejam parar de fumar, contudo, não conseguem. 12% milhões de homens consomem o cigarro, e 9 milhões de mulheres usam o cigarro. O cigarro industrial tem um público de 23,4 milhões de pessoas que preferem esse tipo consumo. Podemos perceber que o produto é altamente ingerido pela sociedade, o que pode acarretar graves problemas ao corpo e mente.

 

Por que pessoas fumam?

 

É de conhecimento geral que quando uma pessoa desenvolve o hábito de fumar frequentemente, parar será complicado. Mas por que pessoas aceitam fazer o uso? Deste a história da humanidade, o ser humano sempre usou substâncias químicas como o objetivo de alterar comandos do corpo e principalmente da mente. A fase em que geralmente as pessoas ficam vulneráveis a consumir drogas é na adolescência e início da fase adulta. Descobrir novas descobertas e formas distintas de se viver o mundo, pode levar uma pessoa a usar drogas, como fazer o uso do cigarro.

Influências familiares também podem interferir para que uma pessoas consumam drogas, pois não há exemplo dentro de suas casas. Em anos anteriores, o cigarro era consumido em grande escala, e poderia ser considerado um símbolo de luxo ou status. A medicina ao longo dos anos pôde comprovar que todo o simbolismo de consumir tal produto, pode levar pessoas a morte. No Brasil era muito comum se fazer anúncios publicitários estimulando o consumo, contudo, em 1996 essa prática foi proibida.

De acordo com pesquisas realizadas pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escola (IBGE), 29,8% de estudantes do 9° ano no Brasil, relataram que um de seus responsáveis tinham o vício de fumar. Consequentemente no futuro tais crianças podem desenvolver os mesmos vícios que tiveram convívio na infância. Além do mais, encontrasse atualmente muitas crianças comprando cigarro em pontos de vendas sem nenhuma regulamentação. O vicio sobre o cigarro é extremamente prejudicial, mesmo tendo inúmeras alertas na caixa que armazenamento dos cigarros dos riscos e consequências, milhares de pessoas fazem o uso.

 

 

 

Consequências do cigarro

 

Apesar do tabaco trazer alivio, equilibro e desestresse o vício pode trazer mais de 50 doenças por conta do cigarro. O cigarro pode trazer diversos tipos de câncer ao corpo, como o câncer esôfago, rim, fígado, bexiga, estômago pulmão, faringe, laringe, pâncreas, colo do útero, leucemia e dentre outros. Problemas de infertilidade, úlcera, catarata, osteoporose. Doenças cardiovasculares, como: trombose, infarto, hipertensão, angina, aneurisma. Doenças respiratórias, como: bronquite, asma, enfisema pulmonar e infecções respiratórias.

O diagnóstico exato de problemas em decorrer do fumo, apenas um médico poderá analisar. Aproximadamente 157 mil pessoas morrem por conta do problema, e o assunto não é debatido conscientemente pela população. Os dentes poderão ficar amarelados, pessoas podem envelhecer com mais facilidade e dentre outros problemas.

 

 

Como parar de fumar?

 

Estudos descrevem que um ex-fumante tentou se livrar três ou quatro vezes antes de conseguir largar o vício. Provavelmente o dependente irá ficar bastante irritado sem seu produto de consumo, contudo, todas as vezes que ele tentar parar terá em mente que o cigarro não vai ajudar a solucionar seu problema, então ele se tornará uma pessoa mais consciente, tendo cada vez mais força de vontade de largar o vício. Atualmente há medicações que podem ajudar nesse processo para conseguir conter a vontade de usar o cigarro, é importante ter uma indicação médica.

O Ministério da Saúde informa que a melhor forma para tratar o tabagismo é substituindo o fumo por chicletes ou balinhas, além da terapia de reposição de nicotina. O cigarro pode destruir a sua saúde, busque parar enquanto é tempo para que problemas maiores não surjam. No início o indivíduo terá inúmeras crises de abstinência, e com isso poderá ter recaídas. Contudo, lembre-se dos riscos e consequências no futuro.

Por: Dáleth Hanna
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Tratamento para alcoolismoTratamento para alcoolismo

0 Comments

O que é o Tratamento para Alcoolismo e como fazer? Tratamento para alcoolismo é muito importante pois, na sociedade atual, o álcool é uma droga socialmente aceita e bastante consumida

Sem categoria
Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online