Abstinência: Como lidar com o surgimento dela?

0 Comments 19:58

Abstinência é algo que foi retirado do corpo com o intuito de privar o ser humano a consumir determinado produto. A abstinência pode envolver alimentos, ações e consumos que uma pessoa costuma a fazer com frequência. Uma crise de abstinência é o ápice em que uma pessoa pode sentir ao desejar algo. A palavra abstinência é muito usada para quem é dependente químico, pois em processo de recuperação esse sintoma é comum.

Por muitas vezes fazer a privação de algum produto não é por escolha própria, geralmente ela é forçada. O vício em que uma pessoa pode sentir por algo pode prejudicar a sua vida física, mental e profissional. A dependência pode se tornar uma doença e se não for contida com ajuda de profissionais qualificados, poderá causar a morte.

 

Vício que as drogas podem trazer

 

Quando uma pessoa começa a fazer o uso de drogas com frequência, rapidamente se tornará um dependente químico ou alcoólico. Por muitas vezes o adicto aceita o tratamento de forma voluntária, mas por outro lado o tratamento pode ser difícil e complicado. A droga consumida de forma exagerada pode afetar excessivamente o sistema nervoso central, aumentando o sistema de recompensa do adicto. Esse excesso pode causar a dependência, e não será possível tratar sozinho, pois logo virão as crises de abstinência.

 

Sintomas da abstinência

 

A abstinência em drogas pode ser perigosa levando a mudanças bruscas no comportamento e ações, podendo ocorrer tanto com drogas lícitas e principalmente as drogas ilícitas. O corpo do adicto está muito acostumado com as drogas no corpo, e será delicado fazer o processo de desintoxicação de narcóticos. Veja abaixo alguns sintomas:

  • Alucinações
  • Convulsões
  • Insônia
  • Náuseas
  • Irritabilidades
  • Ansiedade
  • Mal-estar
  • Agitação
  • Depressão
  • Nervosismo
  • Confusão mental
  • Problemas de memória
  • Morte

 

Drogas que podem causar abstinência

 

A abstinência pode acorrer tanto com as drogas lícitas como as drogas ilícitas, como: o cigarro, álcool, maconha, cocaína, crack, LSD, heroína, shank, lança-perfume, merla, ecstasy, quetamina, drogas injetáveis e dentre outros. As drogas que afetam o sistema de recompensa podem trazer consequências devastadoras a saúde física e mental. O dependente químico deve sair do mundo das drogas para que não tenha problemas maiores futuramente.

 

Como ajudar um dependente químico?

 

A dependência química é uma doença que não tem cura e que é progressiva, quanto mais se faz o uso, mais delicado ficará a situação do dependente químico. A única forma de realizar uma recuperação eficaz é fazendo a internação do adicto. Há três tipos de internação, veja:

Internação voluntária: O dependente químico não quer mais viver uma vida carrega de problemas e vício, ele aceita fazer a internação por vontade própria.

Internação involuntária: A internação involuntária é recorrida por familiares do adicto, geralmente por uma mãe, pai, irmão, irmã, avô ou avó. A família quer ajudar o dependente químico, e então a internação é ocorrida sem o consentimento do próprio dependente químico.

Internação compulsória: Esse tipo de internação é realizado por meio de uma decisão judicial determinada por um juiz responsável.

Antes de realizar a internação é importante que o adicto tenha apoio da família, pois os familiares têm um papel importante no processo de recuperação. Mostrar apoio, conversar de forma pacifica, aconselhar de forma calma e sem nervosismo ajudará a aceitar a recuperação e passar pelo processo de abstinência.

Na clínica de recuperação o adicto será avaliado por uma equipe de profissionais qualificados, e com base em suas necessidades o adicto terá um tratamento especializado. Após saber a situação atual do dependente químico, começará o processo de desintoxicação. Durante processo de desintoxicação é muito comum passar pelo processo de abstinência. O corpo do viciado em narcóticos está bastante acostumado com as substâncias químicas no corpo, e então as medicações serão autorizadas pelo médico que ajudará a conter à vontade. Dentro da clínica de recuperação terão atividades que estimulem o processo de ressocialização do indivíduo na sociedade.

Se você está em busca de ajuda para encontrar uma clínica de reabilitação, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar uma clínica de recuperação ideal para o dependente químico.

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Efeitos da AnfetaminaEfeitos da Anfetamina

0 Comments

Quais os efeitos da anfetamina   As drogas anfetamina são drogas estimulantes que alteram o sistema nervoso central, mais conhecida como drogas sintéticas, sendo ela a drogas com autorização e

Sem categoria
Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online