A utilidade da massoterapia no tratamento da dependência química


O vício é uma condição séria que pode roubar uma pessoa de saúde, família, carreira, paz de espírito e segurança financeira. Existem várias maneiras de tratar o vício , mas a abordagem holística na  reabilitação de drogas  vem ganhando força e atenção devido à sua eficácia. As modalidades tradicionais de tratamento, como a desintoxicação assistida por medicamentos , ainda funcionam, mas a inclusão de coisas como a massoterapia terapêutica também está produzindo resultados positivos.

Um tratamento de desintoxicação eficaz que muitas pessoas não conhecem é a massoterapia terapêutica para recuperação de vícios.

Quando o corpo está se abstendo de drogas ou álcool durante a desintoxicação, a maioria dos pacientes apresenta sintomas físicos que variam de leves a graves, deixando o corpo desconfortável ou com dor.

Reabilitação e desintoxicação

Embora os primeiros dias e semanas sejam os mais difíceis, o período de reabilitação após a desintoxicação também é um desafio, pois os pacientes aprendem a gerenciar seus comportamentos e emoções enquanto ainda experimentam sintomas físicos de tempos em tempos.

Muitas pessoas experimentam sintomas físicos, como músculos doloridos e tensão por meses após a desintoxicação, mas nem sempre sabem por que se sentem assim. Algumas pessoas podem não conseguir verbalizar ou articular seus pensamentos e sentimentos – é quando a massoterapia terapêutica para recuperação de vícios pode ser mais benéfica.

Uma abordagem de reabilitação holística para a cura trata sua mente, corpo e espírito como um todo. Muitos tratamentos se concentram na mente, como terapia comportamental e aconselhamento em grupo. Embora sejam úteis se o paciente estiver disposto e for capaz de se expressar, a massoterapia terapêutica pode ser um caminho para trabalhar as tensões internas sem palavras.

Benefícios do toque

Alguns benefícios e efeitos colaterais da massoterapia terapêutica incluem:

  • Liberação de “hormônios do bem-estar”. A massoterapia ajuda a aumentar a serotonina e a dopamina e diminui o cortisol relacionado ao estresse. Durante a desintoxicação e a retirada, os níveis de dopamina caem drasticamente, causando sensações desconfortáveis ​​ou até dolorosas. A massoterapia terapêutica concentra-se nos pontos de pressão do corpo que estão ligados ao nervo vago do cérebro. Isso também pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Reduzir a agitação e ansiedade e aliviar os problemas de sono.
  • Fornece um método natural e alternativo de cura, livre de drogas.
  • Ajuda na remoção de resíduos metabólicos. A massoterapia terapêutica desencadeia ou estimula o sistema nervoso parassimpático do corpo. Isso, por sua vez, pode aumentar a circulação e promover a eficácia do sistema linfático. O sistema linfático ajuda a aliviar os sintomas da dor e é responsável por remover o acúmulo de resíduos metabólicos do corpo.
  • Proporciona ao cliente uma conexão com seu corpo e melhora ou aumenta a consciência corporal.
  • Cria confiança.

Depoimento profissional

“Trabalhamos a massoterapia muitas vezes em conjunto ao tratamento de algum vício como o cigarro ou álcool. Estas pessoas estão em um constante estado de estresse e ansiedade. Durante a massagem, com o auxílio por exemplo de acupuntura, aromaterapia, óleos essenciais, etc, ela tem um grande alívio desta tensão. Este estado facilita muito a persistência do paciente no tratamento.” É o que observa o terapeuta Carlos Lampert Filho, coordenador da clínica Espaço Bambuí, que oferece massoterapia em Canoas (RS), além de outras terapias e tratamentos.

Massoterapia terapêutica na reabilitação de drogas

Quando os pacientes frequentam a reabilitação de drogas, a maior parte do tratamento e terapia que recebem requer sua total participação e atenção. Seja um aconselhamento, uma reunião de ou algum outro tratamento, os clientes são convidados a participar e se comunicar enquanto aprendem novas habilidades. Um dos benefícios da massoterapia terapêutica é que ela é completamente passiva.

Não deve ser surpresa que um cliente esteja provavelmente sob algum grau de estresse físico e emocional quando ele ou ela entra na reabilitação de drogas. Um viciado que está sob estresse tem maior probabilidade de retornar à droga de sua escolha para aliviar esses sentimentos. 

A massoterapia terapêutica não apenas reduz o estresse, mas também ajuda a liberar naturalmente parte da dopamina que o vício persegue através de fontes não naturais. A massoterapia terapêutica também libera toxinas no corpo que se acumularam durante o vício e estão trabalhando para sair através da desintoxicação de drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Enviar Mensagem
Estamos online
Call Now Button