A ligação entre bullying suicídio e drogas

0 Comments 19:46

A ligação entre bullying suicídio e drogas

 

A palavra bullying tem como significado um conjunto de maus-tratos tanto físico, verbal e emocional. É uma prática de humilhação, agressão física, xingamentos ou intimidação. Geralmente a prática é feita em grupo contra uma pessoa, mas também pode ocorrer entre um indivíduo atacando uma pessoa. O bullying pode acontecer por uma pessoa que se sente vulnerável sem o incentivo de se defender ou rebater o praticante.

Os efeitos do bullying a longo prazo na vida de uma pessoa, pode desencadear sequelas e traumas no futuro. É importante que os pais tenham conhecimento do que os filhos podem estar passando na escola, sintomas como:

  • Não querer ir para a escola
  • Não ter amigos
  • Machucados constantes
  • Materiais sujos ou rasgado
  • Baixa autoestima
  • Se torna uma criança agressiva
  • Sempre está triste
  • Problemas de qualidade na escola

  Através dos sinais na infância, os pais poderão intervir para poder ajudar o filho de alguma forma. De acordo com pesquisas divulgadas pela ONU, aproximadamente 43% das crianças brasileiras sofrem de bullying. Escolas deveriam incentivar os alunos a evitarem tais tipos de desconforto causado por quem sofre.

 

Quais são as consequências futuras do bullying

Pesquisas apontam que aproximadamente 150 milhões de adolescentes brasileiros sofrem bullying. Sentimentos como tristeza profunda, ansiedade e baixa autoestima pode fazer parte na vida de indivíduo. Na adolescência sentimentos de curiosidade começam a fazer parte na vida de um jovem, e tudo pode começar com um simples gesto de fazer o consumo no primeiro uso. Como justificativa, existem algumas causas que levam um adolescente a consumir drogas, veja:

Problemas do passado: Traumas está muito associado aos problemas do passado.

Curiosidade: Muitos jovens consomem para sentir os efeitos da droga por curiosidade.

Prazer: Querem sentir o prazer que as drogas podem oferecer.

Financeiro: Problemas financeiros pode estar ligado ao uso de drogas, para poder esquecer os problemas.

Atitudes: Quando é preciso tomar uma decisão que não tem coragem de tomar, o uso de drogas pode ajudar a tomar a decisão.

Problemas psíquicos: Quando uma pessoa tem ansiedade, depressão ou outros tipos de problemas ele pode encontrar refúgio nas drogas.

Há inúmeros motivos para uma pessoa começar a fazer o uso de substâncias ilícitas, o bullying pode estar interligado em diversas formas. A depressão é um problema psicológico que causa tristeza profunda em alguém, podendo levar uma pessoa ao suicídio. Uma pessoa que sofre de problemas como a rejeição entre familiares e amigos na escola, poderá sentir uma tristeza profunda. Ao chegar na adolescência o uso de drogas será um refúgio, mas a pessoa terá outros inúmeros problemas psíquicos.

Com a tristeza profunda em sua vida pensamentos suicidas começaram a fazer a parte, e então atos como o suicídio são realizados. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, em 2020 o número de suicídio é de 12.895, comparado a 2019 teve 12.745 casos. Por mais que o intuito de quem consome é esquecer os problemas, a droga apenas potencializa os sentimentos que o usuário de drogas sente.

As drogas não apenas podem trazer sinais de depressão, mas também pode desenvolver problemas, como:

  • Ansiedade
  • Esquizofrenia
  • Síndrome amnéstica
  • Transtorno de bipolaridade
  • Transtorno obsessivo
  • Transtorno de personalidade
  • Transtorno psicótico

As atitudes praticadas na infância, poderá ter uma grande consequência no futuro. O bullying pode ser apenas o início de uma dificuldade podendo levar a pessoa a morte. O excesso de drogas no corpo pode causar a morte ou pode fazer com o que o a pessoa cometa o suicídio, as drogas apenas intensificam os problemas psíquicos que o a pessoa sente. Ter um acompanhamento terapêutico é importante para que a pessoa que tem depressão possa ser acompanhada de forma profissão e fazendo uma medicação adequada.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

Tratamento para alcoolismoTratamento para alcoolismo

0 Comments

O que é o Tratamento para Alcoolismo e como fazer? Tratamento para alcoolismo é muito importante pois, na sociedade atual, o álcool é uma droga socialmente aceita e bastante consumida

Sem categoria
Compartilhar
Call Now Button
Enviar Mensagem
Estamos online