5 doenças bucais causadas pelo o uso de drogas


As drogas causam diversos problemas para a saúde, bem como afetam de forma irreparável a vida social e familiar do usuário. Isso porque, essas substâncias altamente químicas geram o vício. 

 

Dessa forma, uma pessoa viciada nos efeitos que essas drogas podem causar, acaba levando sua própria vida ladeira abaixo. 

 

Além de todas essas questões sociais e de saúde pública, as drogas também podem afetar de forma irreparável a saúde bucal, bem como a aparência estética dos dentes. 

 

Confira a seguir algumas informações sobre os efeitos que o consumo de drogas pode causar na saúde bucal e fuja dessa cilada, passe bem longe do caminho das drogas! 

Drogas: o que são?

Quando se fala sobre o que são drogas, muitas pessoas podem achar que já sabe do que se trata. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define drogas de forma diferente do senso comum. 

 

Em suma, a OMS diz que drogas são todas e quaisquer substâncias que se comportam como  “entidade química ou mistura de entidades que altere a função biológica e possivelmente a estrutura do organismo”.

 

Dessa forma, é importante saber que as substâncias são divididas por categorias, conforme sua composição ou padrão de uso. Este último caso pode ter cinco tipos de categorias, e estes são: 

 

  • Experimental;
  • Recreativo;
  • Controlado/Social/Funcional;
  • Nocivo/abusivo;
  • Dependência.

 

Dessa forma, as drogas podem ser remédios e medicações que são prescritas por médicos de seu plano odonto empresa, bebidas alcoólicas que são legalizadas e até mesmo antidepressivos que são substâncias utilizadas em tratamentos mais específicos. 

 

Portanto, não importa o tipo de droga, todas podem causar danos irreparáveis à saúde dos dentes, causando questões como: amarelamento, cáries, tártaros, gengivite, e até mesmo casos graves como câncer bucal e em outros órgãos como a língua e garganta. 

 

Portanto, se você não tem um emprego fixo mais é um microempreendedor e faz ou já fez uso de drogas, assim como, está ou já sentiu sintomas de doenças bucais, contrate um plano odontológico para microempreendedor individual e vá até um dentista fazer uma avaliação. 

Drogas X saúde dental 

Confira a seguir uma lista de cinco tipos de drogas e saiba o que cada uma delas pode causar no dente.

  1. Álcool

Essa é a droga mais comum que existe no Brasil. Isso porque, o consumo de bebidas alcoólicas muitas vezes não são encaradas como deveriam ser. 

 

Consumida de forma legalizada, além de fazer muito mal para os dentes, esse tipo de bebida também faz mal à saúde em geral e gera vício, além do alcoolismo que é uma doença.

 

Na saúde bucal, a ingestão desse tipo de droga causa modificação da flora microbiana, manchamento dentário, aumento do volume das gengivas, dificuldades de coagulação, mau hálito, ressecamento das mucosas da boca, aumento das chances de doenças periodontais, cáries e câncer bucal.

 

Caso identifique esses sintomas, procure um dentista através de um plano odonto empresarial.

  1. Tabagismo

Esse tipo de droga já foi muito popular e febre entre os jovens dos anos 80 e 90. Entretanto, o consumo exacerbado dessa substância trouxe uma geração de pessoas com câncer de pulmão e vício no tabaco.

 

Além disso, o consumo de cigarros pode manchar os dentes, reduzir o pH bucal, aumentar o cálculo dentário (tártaro), cárie, gengivite, periodontite, câncer bucal, perdas dentárias entre outras coisas terríveis, como a mudança da própria voz. 

 

Para tratar esses sintomas e deixar o vício em cigarros também é possível buscar tratamento através de um plano dentário empresarial.

  1. Maconha

Apesar de ser muito usada em medicamentos e a mesma ter comprovações científicas de que pode fazer bem há alguns casos clínicos, o uso da machonha em pessoas saudáveis também pode trazer diversos problemas.

 

Isso porque, a ingestão dessa substância causa: cárie, doenças periodontais, queimaduras na mucosa bucal, estomatite canábica, candidose e outras.

  1. Cocaína

A cocaína é um tipo de droga extremamente agressiva, e o uso dessa substância completamente química pode levar a perfurações no septo nasal e palato duro, xerostomia, ressecamento de mucosa, descamação gengival, formação de cálculo.

Além disso, ela também causa  periodontite, desmineralização dentária cervical, cárie rampante, perdas dentárias, bruxismo, candidose e, claro, a pior das consequências é que essa droga leva a morte. 

  1. Crack

O crack também pode levar a morte e sua ingestão causa um vício intenso. Na boca ele pode causar: perdas dentárias ocasionadas por doenças periodontais, repercussões negativas no sistema estomatognático e outras.

 

Em suma, caso utilize alguma das drogas citadas acima, busque tratamento, que pode ser realizado através de um plano odonto pme.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Enviar Mensagem
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Call Now Button